“Chumbar reforço financeiro para o Terceira Tech Island é a prova de que o projeto está em causa”, alerta Berto Messias

PS Açores - 26 de abril, 2021

“O Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores propôs um reforço financeiro das verbas inscritas no Plano de Investimentos para reforçar a aposta no Projeto Terceira Tech Island, aumentando assim para 920 mil euros o valor inicialmente definido na acção Formação Tecnológica, tendo em conta que esta acção não fazia qualquer referência ao projecto e tinha um valor que consideramos insuficiente”, adiantou Berto Messias, lamentando que a proposta do PS/Açores tenha sido chumbada, no âmbito da discussão na especialidade do Plano e Orçamento para 2021.

“Pretendíamos uma diferenciação clara deste importante projeto, que não estivesse integrado num pacote formativo abstrato e sem especificações, criando as condições necessárias para que o Terceira Tech Island continue a crescer, a criar emprego qualificado e a consolidar o hub tecnológico e digital instalado na Praia da Vitória”, sublinhou o deputado do PS/Açores.

No entanto, acrescentou, “os deputados dos partidos que apoiam o atual Governo Regional votaram contra esta proposta, não permitindo assim o reforço financeiro que consideramos fundamental para a sua continuidade e crescimento”.

Para Berto Messias, “fica assim provado que este projeto pode estar em causa, verificando-se um desinvestimento preocupante por parte do Governo Regional”. O parlamentar recorda que “desde 2017 o projeto foi criado como uma das alternativas ao downsizing da presença das forças militares norte americanas na Base das Lajes, criando 120 postos de trabalho, através da instalação de 20 empresas”.

Na nossa perspetiva, realça Berto Messias, “este caminho não pode parar, mas este chumbo da nossa proposta evidencia a falta de vontade política e de empenho do atual Governo para que isso aconteça”.