Jornadas Parlamentares - Plano e Orçamento 2021

PS Açores - 6 de abril, 2021

Os deputados do Grupo Parlamentar do PS/Açores reúnem para analisar e debater o Plano e Orçamento de 2021 e as Orientações de Médio Prazo, entre os dias 7 e 9 de abril, na Ilha Terceira.

O arranque das jornadas está agendado para as 10 horas de dia 7 de abril, com a intervenção do Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, no Hotel Terceira Mar.

Ao longo dos três dias de trabalho de análise e debate sobre os documentos previsionais da Região para os próximos anos, os deputados do PS/Açores incidirão a sua análise, entre outros aspetos, sobre os desafios que os trabalhadores e as empresas enfrentam na presente conjuntura, sobre as incidências e as respostas do Serviço Regional de Saúde à crise de COVID-19 e, ainda, sobre a relação entre os impostos e a pandemia.

Como oradores convidados, para além de representantes dos diversos parceiros sociais, estas jornadas parlamentares contam com a participação do Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, o qual intervirá no painel “Serviço Regional de Saúde e COVID-19 - Entre a falácia do colapso e a realidade da resiliência”.

Adalberto Campos Fernandes é doutorado em Administração da Saúde pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, é professor na Escola Nacional de Saúde Pública - NOVA, e, recentemente, assumiu a coordenação do estudo sobre o Serviço Nacional de Saúde a desenvolver sob os auspícios do Conselho Económico e Social nacional.

Na sessão com o título “Impostos e Pandemia - Choque Fiscal e Desigualdades Sociais” intervirá o Prof. Doutor Ricardo Cabral, Doutorado em Economia pela University of South Carolina (EUA), é professor no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG, Lisboa).

As Jornadas Parlamentares do PS/Açores contam ainda com o contributo do Provedor do Utente, da Presidente da Ordem dos Médicos, do Presidente da Ordem dos Enfermeiros, do Presidente do Centro de Oncologia dos Açores, do Presidente da Federação Agrícola, do Presidente da Federação das Pescas, do Presidente da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, do representante da Associação da Hotelaria de Portugal, do dirigente da CGTP/IN e UGT/Açores, dos presidentes dos Conselhos de Ilha e com o Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores.

No decurso das jornadas serão disponibilizadas aos OCS as intervenções em vídeo do Professor Adalberto Campos Fernandes, no âmbito do debate sobre “Serviço Regional de Saúde e COVID-19: Entre a falácia do colapso e a realidade da resiliência”; do Professor Ricardo Cabral, no âmbito do debate sobre “Impostos e Pandemia: Choque Fiscal e Desigualdades Sociais”, bem como declarações sobre o debate “Economia e Pandemia: Necessidades laborais e empresariais num tempo de crise”, entre outros conteúdos informativos

Para além dos debates, os deputados do Grupo Parlamentar do PS/Açores vão reunir internamente para avaliar as Orientações de Médio Prazo e para debater as propostas de Plano e Orçamento do corrente ano, sectorialmente e por ilha.