GPPS/Açores promove Mesa Redonda sobre “Mulheres e a causa pública nos Açores”

PS Açores - 5 de março, 2021

O Grupo Parlamentar do PS/Açores promove uma mesa redonda sobre “Mulheres e a Causa Pública nos Açores”, no próximo dia 8 de março: “Queremos, com os contributos de mulheres de diferentes gerações, das nove Ilhas dos Açores, conversar sobre a sua participação na causa pública, partilhar a sua experiência e divulgar a visão que têm para uns Açores mais resilientes, coesos e sustentáveis”, adiantou Célia Pereira na apresentação da iniciativa.

A mesa redonda, que se realiza online, tem como oradoras convidadas: Maria Mercês Coelho (Graciosa); Dora Valadão (Flores); Laurinda Sousa (Santa Maria); Ana Paula Soares (São Jorge); Isabel Almeida Rodrigues (São Miguel); Ashley Domingos (Corvo); Ana Luísa Luis (Faial); Marta Matos (Pico) e Andreia Cardoso (Terceira). A moderação está a cargo da jornalista Dulce Bradford e haverá uma atuação musical de Mariana Pedro & Paulo Bettencourt.

Na data em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, “oficialmente instituído pela ONU, em 1975, quando se assinalou o Ano Internacional da Mulher como forma de assinalar as suas conquistas políticas e sociais” e numa altura em que a crise que resulta da pandemia “tem um rosto manifestamente feminino”, a deputada do PS/Açores considera fundamental, promover esta reflexão.

“Em 2021 enfrentamos, à escala global, a pandemia SaRS-CoV-2 e a profunda crise económica que dela emerge tem um rosto manifestamente feminino, ameaçando os direitos e as liberdades das mulheres muito além da violência física. De facto, as mulheres, as crianças e os idosos estão entre as mais vulneráveis e principais vítimas desta crise”, referiu Célia Pereira.

E, acrescentou, “se em 2030, ‘queremos poder falar de um mundo onde foi alcançada a igualdade de género. Um planeta 50-50’, como refere Phumzile Mlambo-Ngcuka, Diretora-geral Executiva da ONU Mulheres, é tempo de refletir e assinalar o papel e contributos das Mulheres socialistas e a causa pública nos Açores, rumo a esse planeta 50-50”.

A mesa redonda sobre “Mulheres e a Causa Pública nos Açores”, que decorre entre as 14h30 e as 16h30m, pode ser acompanhada através do Facebook do PS/Açores.