PS/Açores aprova iniciativa para aquisição de novo rebocador para o Porto de Ponta Delgada

PS Açores - 26 de fevereiro, 2021

O Grupo Parlamentar do PS/Açores votou favoravelmente a proposta do Iniciativa Liberal que recomenda a aquisição de um novo rebocador para o Porto de Ponta Delgada, mas, durante o debate em plenário, Miguel Costa manifestou a sua preocupação face à falta de respostas por parte do executivo em matéria de política portuária e defendeu a continuidade da estratégia que estava a ser implementada e que tem trazido bons resultados.

Já na anterior legislatura, recordou o deputado do PS/Açores, “a aquisição de um novo rebocador para o Porto de Ponta Delgada estava considerada e formalizada através do pedido de reprogramação da candidatura, no âmbito do Programa COMPETE 2020, para ser contemplada a sua aquisição, num valor estimado de 7 milhões de euros”.

Miguel Costa questionou o novo executivo quanto ao ponto de situação dessa candidatura, mas não obteve resposta: “tenho pena que o senhor Secretário não conheça a matéria, considerando a importância da mesma, a sua urgência e sabendo que ia ser aqui debatida, esperava que trouxesse a esta casa informações mais pormenorizadas”.

O deputado do PS/Açores também solicitou mais informações sobre as prioridades e objetivos do novo executivo quanto ao setor portuário. “É importante, saber qual é a estratégia deste governo em matéria portuária e de equipamentos”, questionou o parlamentar e mais uma vez sem sucesso.

Para Miguel Costa, tendo em conta os bons resultados que estavam a ser alcançados, tendo em conta o investimento de cerca de 13 milhões de euros que foi feito na Região, nos últimos anos, em termos de equipamentos portuários, este novo executivo deve dar continuidade à estratégia que estava em curso e que tem definidas prioridade, metas e ações para as diversos infraestruturas, equipamentos e serviços portuários.