PS apresenta proposta para criar Comissão de Coordenação da candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura

PS Açores - 12 de fevereiro, 2021

Os Vereadores do Partido Socialista à Câmara Municipal apresentaram, durante a última reunião do executivo camarário, uma proposta para a criação de uma Comissão de Coordenação da candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura, com o objetivo de esta ficar responsável pela preparação e acompanhamento de todo o processo.

Atendendo à importância que uma candidatura desta natureza pode assumir para o concelho, mas também para a própria Região, os Socialistas consideram que este projeto pode contribuir como “força dinamizadora de desenvolvimento”, não só do ponto de vista cultural, mas também de forma transversal a todos os setores de atividade.

Defendendo que esta candidatura deve contribuir como agente agregador e mobilizador de toda a sociedade, a vereação socialista na maior autarquia dos Açores apelou ainda ao consenso e comprometimento com este projeto, desde logo da parte dos partidos políticos com representatividade nos órgãos municipais.

“Este projeto, que no caso de ter o sucesso que todos nós desejamos, o de ser a candidatura vencedora, irá desenvolver-se ao longo de três mandatos autárquicos, pelo que importa o envolvimento e a participação de todos na apresentação desta candidatura”, afirmam os socialistas.

Nesse sentido, e de acordo com a proposta agora apresentada para criar uma Comissão de Coordenação, os vereadores do PS propõem que a mesma seja eleita em Assembleia Municipal, sob proposta dos diferentes grupos municipais. Recomendam ainda que essa Comissão seja composta por personalidades idóneas e de reconhecido mérito ligadas ao setor cultural, no máximo de sete elementos, cujo organograma se apresentará com um Presidente, um ou dos Vice-Presidentes, sendo os restantes vogais.

Propõem ainda que a Câmara Municipal disponibilize os meios necessários ao funcionamento da Comissão de Coordenação, ficando esta encarregue de prestar contas do trabalho desenvolvido de forma trimestral, à Câmara e à Assembleia Municipal, ou sempre que estas o solicitem.

A proposta será discutida e votada na próxima reunião da Câmara Municipal de Ponta Delgada.