PS/Açores reúne com guias turísticos para definir apoios que permitam ultrapassar impactos da Covid-19

PS Açores - 5 de janeiro, 2021

O Grupo Parlamentar do PS/Açores reuniu com a Associação de Guias de Informação Turística dos Açores (AGITA – Açores) para analisar medidas que possam ser implementadas para ajudar a ultrapassar os impactos provocados pela Covid-19. “O PS continua empenhado em arranjar soluções”, adiantou Rui Anjos, depois da reunião realizada esta terça-feira.

“Há um conjunto de medidas que podem ser aprofundadas, algumas até vindas do anterior governo do Partido Socialista”, explicou o deputado do PS/Açores, referindo-se, por exemplo a formação remunerada, a integração em programas turísticos já existentes e a apoios diretos. Estas são algumas das medidas que o Partido Socialista defende e que já tinham, na anterior legislatura, sido apresentadas à Associação.

Rui Anjos defende a possibilidade de integração destes profissionais em programas turísticos que já existem, como é o caso do “Meus Amores, Meus Açores”, ou nos Parques Naturais ou nas ações desenvolvidas nas escolas dos Açores. Em relação à certificação e formação profissional, o deputado do PS/Açores destaca ainda “o envolvimento da Universidade dos Açores” no processo.

Mais imediatos podem ser os apoios diretos aos profissionais, através por exemplo, da segurança social: “O PS continua empenhado em arranjar soluções e ouvimos o presidente da AGITA no sentido de tentar perceber o trabalho que estava por trás e como podemos contribuir para elaborar legislativamente medidas que possam mitigar o impacto”.