PS Açores congratula-se com 1.º lugar atribuído aos Açores no Prémio Nacional de Turismo na categoria Turismo Sustentável

PS Açores - 18 de dezembro, 2020

Na segunda edição da iniciativa Prémio Nacional de Turismo, promovida pelo Expresso em parceria com o BPI, os Açores arrecadaram o primeiro lugar na categoria Turismo Sustentável. O deputado do Partido Socialista dos Açores, Rui Anjos, congratulou-se esta sexta-feira, com esta eleição considerando que foi um “reafirmar da posição dianteira que os Açores têm vindo a tomar no que ao turismo sustentável diz respeito”.

“Marcamos a diferença nos últimos anos neste caminho de liderança na construção do futuro e esta distinção, especificamente neste ano que está a ser duro para o setor do turismo e para os empresários e trabalhadores que dependem direta ou indiretamente deste setor, representa o reforço do compromisso de todos nesta retoma da atividade turística, naquilo que à sustentabilidade diz respeito em todas as suas formas e dimensões”, referiu Rui Anjos.

Ainda assim, o deputado demonstra algumas preocupações quanto ao futuro do Turismo dos Açores: “Como o Programa do novo Governo é extremamente vago no que toca à estratégia para o Turismo e omisso nas suas principais medidas para o setor interessa-nos aqui perceber, quer ao nível da orgânica governamental, como da própria estrutura do relacionamento do Governo com os principais players da área, como se irá orientar a política de Turismo na região tanto ao nível da Qualificação do Destino como da sua Promoção”.

Rui Anjos considera que os Açores já têm uma imagem construída junto dos mercados emissores e num mundo pós-Covid, onde a concorrência entre Destinos “será ainda maior e feroz, o que importa é reforçar essa imagem e não a alterar”. Importa aos Açores, defende o parlamentar, “ter uma estratégia robusta no desenvolvimento dos seus principais produtos turísticos, das suas empresas e outras que constituem o cerne da sua oferta turística. Bem como, na preservação e sustentabilidade da sua Natureza”.

Os Açores, através da Direção Regional do Turismo do Governo PS, candidataram-se com o projeto da Certificação dos Açores como Destino Turístico Sustentável pela EarthCheck, um processo iniciado em 2017 e que em 2019 recebeu a certificação ao abrigo dos rigorosos critérios da Global Sustainable Tourism Council (GSTC).