PS/Açores destaca que certificação de laboratório na Horta “é mais um reforço para combate à pandemia”

PS Açores - 17 de dezembro, 2020

“A entrada em funcionamento do novo laboratório de testes à Covid-19 no Faial, tal como tinha sido assumido na passada legislatura, é mais um passo importante que foi dado para a prevenção da pandemia, que alivia a sobrecarga de outros laboratórios e dá uma resposta mais célere aos faialenses”, destacou Ana Luísa Luís, em reação à certificação do laboratório que resulta da parceria entre a Universidade dos Açores e o Hospital da Horta.

A deputada do PS/Açores realçou, ainda, “o empenho dos vários intervenientes que, com um sentido coletivo que merece ser enaltecido, têm lutado contra esta pandemia, cujos efeitos são conhecidos não apenas em termos de saúde pública, mas também social e economicamente”. Ana Luísa Luís “elogia o esforço que tem sido feito nas diferentes frentes, incluindo por parte dos profissionais de saúde e da Universidade dos Açores”.

Ana Luísa Luís, eleita pelo círculo eleitoral do Faial, considera que “este avanço garante menos tempo de espera para quem está no Faial, já que deixam de ter de esperar quase 24 horas pelo resultado, já que os exames podem ficar concluídos em horas”. Como recordou, “o combate à pandemia foi sempre uma prioridade para o Partido Socialista que se comprometeu em dotar a Região de meios e equipamentos necessários” 

Para Ana Luísa Luís merece também destaque a “parceria firmada entre o Hospital da Horta e a Universidade dos Açores que permitiu agilizar o processo de instalação e certificação, por parte do Instituto Ricardo Jorge, deste novo laboratório com capacidade para efetuar quase uma centena de análises de cada vez”.