Isabel Almeida Rodrigues destaca resultados positivos que a Governação socialista tem alcançando nos Açores

PS Açores - 15 de outubro, 2020

A deputada do PS/Açores à Assembleia da República, Isabel Almeida Rodrigues, proferiu uma declaração política, esta quarta-feira, em que alertou para as circunstâncias especiais em que se realizam as eleições do próximo dia 25 de outubro: “Um ato eleitoral é sempre um momento relevante da nossa vida democrática. Este realizar-se-á num tempo de dificuldade e exigência, face aos impactos da pandemia da Covid 19, e de incerteza quanto ao comportamento do vírus no futuro”.

A Deputada destacou um conjunto de indicadores que contrariam o discurso daqueles que procuram “iludir os resultados da governação do Partido Socialista nos Açores e desmerecer a cooperação entre o Governo Regional e o Governo da República”

“Em 2019, os Açores registaram o valor do PIB mais elevado de sempre da sua história. No 2.º trimestre de 2020, em plena pandemia, a taxa de desemprego da Região foi de 4,9%. Inferior à média nacional (…) Temos menos desemprego e o número de inscritos em programas ocupacionais reduziu-se para metade”.

Na educação Isabel Almeida Rodrigues destacou o trabalho feito: “Levámos todas as crianças para a escola e a creche, o ensino pré-escolar público e a escolaridade obrigatória – o 12.º ano, a todas as ilhas do arquipélago”, tendo ainda realçado o recuo da taxa de desistência em 80%, nos últimos 10 anos, bem como a subida da taxa de conclusão do ensino secundário, acrescentando que, nos últimos 4 anos, o PS investiu “fortemente na qualificação, assegurando a cerca de 10.000 açorianos a melhoria da sua empregabilidade”.

A parlamentar manifestou o desejo de “avançar a um ritmo mais acelerado, em particular na taxa de abandono escolar precoce, onde há ainda muito trabalho para fazer”. “Não estamos satisfeitos” e, por isso, está a ser implementada a “estratégia regional de combate à pobreza - matéria em que fomos, aliás, pioneiros”. Ainda na área da intervenção social, realçou que, na legislatura que agora termina, a Região atingiu “cerca de 700 respostas sociais de apoio à infância, à família, aos idosos, espalhadas pelas nossas nove ilhas”.

Isabel Almeida Rodrigues falou, também, da Saúde, onde, “os governos liderados por Vasco Cordeiro aumentaram em cerca de 30% o número de utentes com médico de família”.

Mais recentemente, recordou, “não baixámos os braços nem nos rendemos! Num tempo em que escasseavam recursos de proteção e testagem, nem sempre fomos compreendidos na necessidade salvaguardar uma realidade composta por nove ilhas, separadas por um imenso mar, cujo Sistema Regional de Saúde, com hospitais em três ilhas e centros de saúde nas demais, tem nas redes de referenciação de doentes um importante pilar, sob pena da sua ineficiência, ineficácia e insustentabilidade”.

Ainda no âmbito da resposta à pandemia, a deputada do PS/Açores destacou as “medidas específicas de apoio ao Emprego, às Empresas e aos Empresários em nome individual”, como testemunho da luta do Governo dos Açores pelas açorianas e pelos açorianos.

Para a deputada socialista, os Açores são uma Região em que “os investidores internacionais confiam” e “em que as instituições internacionais confiam”, tendo ainda destacado a execução dos fundos do PO Açores 2020 relativamente ao qual, “de perto de 2000 candidaturas aprovadas e 1,4 mil milhões de investimento global elegível”, a Região “já executou mais de 900 milhões” e terá, no novo período de programação “um aumento de 92% dos fundos comunitários, atingindo o valor record de 3.257 milhões de euros”.