PS garante projeto estável e de futuro com instituições do setor público, social e cooperativo para os próximos 4 anos

PS Açores - 12 de outubro, 2020

O Partido Socialista garante um projeto “de confiança, de segurança, de estabilidade e de futuro” para os próximos quatro anos, em que as parcerias, entre as entidades públicas e o setor social e cooperativo, devem ser “fortalecidas”, para responder “a um conjunto de desafios com que a nossa sociedade está confrontada” adiantou Vasco Cordeiro, este domingo, depois da reunião com a Santa Casa da Misericórdia da Calheta, em São Jorge.

O Presidente do PS/Açores realçou a “importância” da cooperação que existe, na área da solidariedade social, e que permite responder às exigências que se colocam “quer em circunstâncias normais, quer especialmente em circunstâncias como aquela que vivemos, sentindo os efeitos da pandemia de Covid-19”. Como já tinha referido anteriormente, durante a apresentação do Programa Eleitoral do PS/Açores, ignorar os efeitos da pandemia “é ignorar a dimensão dos desafios que os Açores têm à sua frente”.

Em relação à política de apoio social, Vasco Cordeiro, destacou a necessidade de potenciar essas parcerias e de implementar medidas como “o aumento do número de vagas em creches”, “o reforço da capacidade de pré-escolarização permitindo, dessa forma, atingir taxas que dos 3 aos 5 anos vão até aos 100%”, entre outros compromissos assumidos para os próximos anos.

Em concreto sobre a população idosa, o Presidente do PS/Açores defendeu que é necessário criar condições para garantir o “máximo de autonomia” dos idosos, permitindo que “possam permanecer nos locais a que estão habituados, em que fizeram as suas vidas, como as suas residências, mas com o devido apoio, nomeadamente o serviço de apoio domiciliário”.

Em relação aos cidadãos portadores de deficiência, Vasco Cordeiro, assinalou a importância de “termos, também, a capacidade de cada vez mais, não apenas dar segurança e dar condições àqueles que de entre nós estão nessa situação, mas também às suas famílias. Dar segurança, dar a tranquilidade de saberem que existe uma estrutura de apoio para acolher esses nossos concidadãos”.