“Fazer mais e melhor pelas famílias, pelas empresas, pelos trabalhadores, pelos jovens, pelas crianças, pelos idosos dos Açores. Fazer ainda mais e melhor pelos Açorianos”, são os objetivos assumidos pelo Presidente Vasco Cordeiro, no encerramento do XVII Congresso do PS/Açores, que se realizou na Praia da Vitória.
O líder dos socialistas açorianos apresentou um conjunto de propostas assegurando que o Partido “está pronto”, “responde presente!” e está “ainda mais motivado, ainda mais empenhado, ainda mais determinado em, Pelos Açores e Com os Açorianos, vencer os desafios”.
Vasco Cordeiro dirigiu-se diretamente à Juventude Açoriana para garantir que o PS tem respostas, nomeadamente através da “criação de um programa de apoio a jovens universitários que abranja as fases da ideia de negócio, do plano de negócio, da criação de empresa e acompanhamento personalizado da sua atividade durante os primeiros anos de atividade”. Para os jovens que têm a escolaridade obrigatória, até 29 anos e estão desempregados há mais de três meses, o líder dos socialistas quer por em prática “formação em contexto de trabalho nos setores estratégicos para a Região e que tem por objetivo final a sua integração profissional nesses setores”.
O PS/Açores está, também, preparado para ajudar a resolver os desafios dos pais e das mães que têm empregos com horários mais alargados, ou trabalham em turnos: “Criação de um projeto piloto de resposta integrada creche e ATL, com horário alargado das sete horas da manhã até à uma da manhã e que vai funcionar, numa primeira fase, nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, para responder, exatamente, às necessidades desses Pais e de muitos outros Pais Açorianos, que, diariamente, lutam com essa dificuldade”.
Vasco Cordeiro anunciou, ainda, o “Movemprego” - uma medida “que vai apoiar os açorianos e as empresas a contratarem trabalhadores ou procurar ofertas de emprego noutra ilha em setores e ilha carenciadas desses recursos, apoiando a mobilidade regional interna para setores carenciados de recursos humanos ou ilhas com redução demográfica”.
Outra das propostas que o Presidente do PS/Açores referiu, passa pela criação da “Bolsa de Cuidadores Formais para Pessoas Idosas ou Dependentes, uma medida que tem o objetivo de dar resposta a situações em que um idoso ou um dependente necessite da prestação de cuidados ou de apoio 24 horas por dia, ou necessita de alguém para o acompanhar, por exemplo, a consultas ou a tratamentos médicos, ou ainda de dar reposta àquelas situações em que é o próprio cuidador informal – um pai, um filho, ou um familiar -, que necessita de ajuda e de apoio”. Quanto aos cuidados domiciliários Vasco Cordeiro explicou que vão ser alargados “os horários diários” e garantida a “prestação desses cuidados aos fins de semana”.
Entre várias outras medidas, Vasco Cordeiro anunciou, também, que até ao final do próximo ano, vão ser distribuídas “pelas corporações de bombeiros da nossa Região, 30 novas ambulâncias, garantindo, dessa forma, a melhoria e a confiança na capacidade de socorro às populações”.