Cristina Calisto afirma que “quem diz que o concelho parou no tempo não inspira ninguém”

PS Açores - 10 de setembro, 2017
Ontem, foi dia de apresentação das listas do Partido Socialista à Câmara e Assembleia Municipal e às Assembleias de Junta de Freguesia na Lagoa, ocasião pela qual Cristina Calisto deixou algumas críticas à oposição. Cristina Calisto afirmou que, “quem diz que o concelho parou no tempo não inspira ninguém. Não gera confiança em ninguém e desacredita os potenciais da Lagoa”, acrescentando que, “quando os dados estatísticos revelam que não houve aumento da natalidade, mas houve aumento da população nos últimos anos no nosso concelho, é porque as pessoas acreditaram na Lagoa e fixaram residência no concelho.” A candidata socialista acrescentou ainda que são perto de 200 os colaboradores do Nonagon, apenas com dois anos de atividade, o que significa que gerou-se emprego, criou-se riqueza e acreditou-se nos potenciais da Lagoa em termos de inovação e competitividade.” Por outro lado, nos últimos dois anos, com dados até agosto deste ano, licenciamos 190 habitações e até ao final do ano prevemos mais 30 licenças. Já no ramo turístico foram atribuídas 58 licenças para alojamento local e em termos de novos investimentos para a abertura de novas empresas no concelho foram concedidas 34 licenças.
Refira-se que, os dados disponibilizados numa recolha da Pordata que apresenta vários indicadores referentes a 2009 e 2013 (anos das últimas eleições autárquicas) e a 2015 (últimos números conhecidos), verifica-se através dos mesmos que, a Lagoa cresceu em termos populacionais e que este crescimento de mais 253 habitantes no espaço de seis anos não se deve a um crescimento da natalidade, já que no período analisado se contaram menos 44 nascimentos. Em 2009, nasceram 180 crianças na Lagoa e, em 2015, apenas 136.
Trata- e um fator que vem a comprovar, cada vez mais, que as pessoas têm procurado o concelho para residir, considerando o seu franco desenvolvimento, a qualidade de vida apresentada, bem como em termos de segurança.
A candidata pelo Partido Socialista ainda frisou e respondendo a recentes declarações do candidato do PSD que “o concelho de Lagoa não é nenhum laboratório de experiências” e o Partido Socialista é um partido que sabe preparar o futuro e não se compara com alguns partidos “que a cada candidatura autárquica apresenta um candidato novo e que não só nãoos prepara como ainda os obriga a dizer coisas que não têm sentido nenhum.”