O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal da Ribeira Grande afirmou esta quarta-feira que, desde que decidiu candidatar-se à presidência da autarquia, tem vindo a constatar “um sinal crescente” de pessoas a “apoiar o nosso projeto”.
“A razão, deste apoio crescente, só pode estar nas linhas orientadoras do nosso projeto, nos pilares da nossa proposta para os próximos quatro anos para a Ribeira Grande”, enfatizou Fernando Sousa no auditório do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas completamente cheio e que contou com a presença do Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.
O candidato socialista disse os ribeira-grandenses não merecem uma política autárquica de “ilusão e de cosmética para tentar camuflar toda esta desorientação e falta de estratégia que vivemos atualmente na Ribeira Grande”, acusando o executivo de esconder “o verdadeiro estado das contas da Câmara, cuja política de gastar de forma compulsiva está a transformar a situação financeira do município numa bomba relógio a cada dia que passa”.
Dirigindo-se aos militantes e apoiantes presentes, Fernando Sousa, foi categórico: “Passados quatro anos e gastos 80 milhões de euros, faz-se um balanço e apenas nos recordamos de eventos. Praticamente, nada ficou para utilização futura dos ribeira-grandenses e dos seus visitantes”.
Na sua intervenção, elencou vários exemplos dos problemas concretos que afetam a vida de muitas famílias e apresentou as prioridades para estar ao “serviço de todos os ribeira-grandenses”. “Comprometemo-nos a criar um Fundo de Apoio Social para famílias carenciadas, ampliar a rede de parcerias com as Instituições Particulares de Solidariedade Social e apostar na prevenção de problemas sociais”, frisou, explicando que até 2021 pretende investir diretamente no apoio social e na habitação degradada dois milhões e meio de euros.
Sobre a economia e emprego, Fernando Sousa disse que “vamos fomentar a criação de empregos por intermédio de parecerias com as empresas, reduzindo a carga dos impostos e tarifas municipais a essas empresas”, avançando que “quanto ao IRS, vamos devolver às famílias a totalidade da percentagem que cabe ao município”, sustentando que “faremos isso porque tem sido uma proposta nossa ao logo deste mandado e nunca foi acolhida por este executivo camarário”.
Turismo, Cultura e Ambiente correspondem a outra grande prioridade do candidato socialista. “Queremos transformar a Ribeira Grande na Capital do Turismo de Natureza”.
Para além de decidir que irá criar um programa de saúde oral, visual e auditiva, Fernando Sousa tem igualmente projetos para a Educação, Desporto, sem esquecer setores como o agrícola e o das pescas para os quais defende que o município “tem que ser, obrigatoriamente, parceiro destes dois pilares da nossa economia”.
O candidato do PS congratulou-se com as pessoas que “desde a primeira hora quiseram dar a cara por esta alternativa governativa de confiança, trabalho e determinação”. “Tenho plena confiança que esta equipa está à altura de todos estes desafios”, finalizou Fernando Sousa.
Para a mandatária da candidatura, Madalena Motta, o grande desafio da candidatura é “tornar a Ribeira Grande o lar de cada um de nós, o local de trabalho que nos dignifica, tornar a Ribeira Grande na garantia para as gerações futuras”.
Por seu turno, o Presidente do PS/Açores considerou que as propostas de Fernando Sousa seguem “um rumo vencedor”. “Esta lição de um homem e de uma candidatura que tem também assente esta grande qualidade de saber construir parcerias, faz diferença neste combate eleitoral autárquico na Ribeira Grande”, afirmou Vasco Cordeiro.