“Com a abertura de novos mercados a produção de queijo S. Jorge tem margem para crescer”, afirmou Ricardo Serrão Santos

PS Açores - 2 de maio, 2014
“Com a abertura de novos mercados, conforme está em discussão a nível europeu, a produção de queijo S. Jorge tem margem para crescer”, afirmou Ricardo Serrão Santos. O candidato socialista às eleições do próximo dia 25 de Maio falava esta sexta-feira, à saída de uma visita a uma cooperativa de queijos, em S. Jorge. Ricardo Serrão Santos aproveitou as visitas da manhã desta sexta-feira, em S. Jorge, para “tomar conhecimento e comunicar com este setor”, que considerou como “muito importante”, estudando as “melhores formas de interagir no futuro, enquanto eurodeputado”. Ricardo Serrão Santos destacou que “o queijo S. Jorge é uma bandeira não apenas dos Açores, mas também de Portugal”. Para o candidato ao Parlamento Europeu, o setor dos lacticínios “tem demonstrado não só capacidade técnica, mas também capacidade de exportação”, podendo “beneficiar de algumas novas medidas e iniciativas que estão no âmbito da União Europeia, como por exemplo a abertura dos mercados para os Estados Unidos e para o Canadá”. A este respeito, Ricardo Serrão Santos frisou que “apesar das restrições no âmbito do controlo alimentar que impedem a exportação para os Estados Unidos, uma cooperativa de S. Jorge exporta 40% da sua produção para o Canadá”. O candidato considerou que “neste momento, o queijo de S. Jorge está prejudicado pelas quotas de produtos estrangeiros que esses países podem receber”. “Se esse mercado for aberto e for mais liberalizado, poder-se-á aumentar a capacidade de exportação de queijo S. Jorge e de outros produtos, contribuindo naturalmente para uma economia mais sólida nos Açores”, salientou Ricardo Serrão Santos.