Berto Messias destaca bom exemplo de empresas que apostaram na diversificação agrícola

PS Açores - 4 de abril, 2012
O líder parlamentar do PS/Açores destacou, esta quarta-feira, o bom exemplo de muitas empresas regionais que apostaram na diversificação agrícola e lamentou que alguns partidos tenham sempre discursos de circunstância sobre esta matéria quando se aproximam as eleições. Após a visita à Avitoste, na ilha Terceira, Berto Messias adiantou que esta empresa é um exemplo de sucesso na aposta na diversificação agrícola, à semelhança de muitas outras empresas, associações e cooperativas, que têm desenvolvido um trabalho muito importante nesta área. “Entendemos que existem três áreas que são pilares fundamentais nas nossas dinâmicas económicas – o Turismo, as Pescas e a Agricultura – que constituem uma “mais-valia considerável para o futuro dos Açores, quer na redução de importação, quer no abastecimento dos mercados locais, quer ainda na exportação desses produtos”. “Apesar de ouvirmos, agora, alguns discursos circunstanciais em defesa da diversificação, que só surgem devido ao calendário eleitoral, há muito que trabalhamos na melhoria e na qualidade nestas áreas e os nossos empresários têm tido um papel determinante nesse sucesso”, garantiu o líder parlamentar do PS/Açores. Berto Messias adiantou que, em 2007, foram apoiados 410 hectares em produção, áreas que subiu para os 830 hectares em 2011. “Nestas áreas estão aprovados e em execução cerca de 9 milhões de euros de investimento em estruturas produtivas e serão aprovados mais cerca de 5 milhões no actual Quadro Comunitário de Apoio”, adiantou Berto Messias, ao realçar que estão, ainda, executados e em execução cerca de 5 milhões em estruturas comerciais. Realce, ainda, para o facto de terem sido reforçados os apoios a exportação dos nossos produtos açorianos. “Basta referir que, este ano, o houve um reforço de verbas superior a cinquenta por cento, tendo passado de uma dotação de cerca de 1 milhão de euros para mais de 1,5 milhões de euro só no sistema de apoio à promoção de produtos”, concluiu Berto Messias.