Opinião

Só uma agricultura forte pode sustentar uma economia saudável

Na passada semana foram tornados públicos pelo Instituto Nacional de Estatística os resultados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, referente ao ano 2021.

E, relativamente, ao Risco de Pobreza, os Açores foram a Região do país que mais aumentou neste indicador passando de 21,9%, em 2020, para 25,1%, em 2021.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação defende que o investimento na Agricultura é uma das estratégias mais eficazes para reduzir a pobreza, afirmando por exemplo que é de extrema importância apoiar a investigação para melhorar a produtividade e investir em infraestruturas agrícolas.

A agricultura é o sector com maior capacidade de reduzir a pobreza numa localidade, daí o investimento na Agricultura ser fundamental para promover o crescimento agrícola, reduzir a pobreza e favorecer a sustentabilidade ambiental.

E os benefícios vão além dos agricultores: o crescimento no Produto Interno Bruto vindo da agricultura é pelo menos duas vezes mais eficaz a reduzir a pobreza quando comparado com o gerado em outros sectores.

Em zonas onde há mais pobreza regista-se uma estagnação e diminuição dos índices de investimento na agricultura.

Assim, alerto, mais uma vez, para as dificuldades que o setor atravessa, como o aumento dos custos de produção (combustíveis, fertilizantes, rações), o aumento das taxas de juro ou a falta de mão de obra. Porque, apesar de todos os alertas do Partido Socialista e das organizações do setor, o Governo Regional continua adormecido, sem capacidade de apresentar medidas de apoio robustas e capazes de apoiar este setor, o pilar da economia dos Açores.

A nossa Agricultura, desde o leite e seus derivados, à carne, ao mel, à hortifruticultura, ao vinho, é crucial para o equilíbrio da nossa balança socioeconómica, gera postos de trabalho e pode ser um negócio cativante, se devidamente apoiado e acarinhado por quem nos governa o que, aparentemente, não tem acontecido nos últimos 2 anos.

É necessário investir em infraestruturas de apoio ao setor, como vinha sendo feito há anos, e desenhar sistemas de apoio desburocratizados, que cheguem a todos e não apenas a alguns.

O Governo Regional devia levar mais a sério este momento de crise inflacionista e não se limitar a desejar que ela desapareça, porque ao que tudo indica, é o que teremos nos próximos tempos, e o aumento do Risco de Pobreza nos Açores é mais uma prova da falta de estratégia e de visão deste Governo de coligação, associado ao cada vez mais evidente alheamento da vida real das famílias, das empresas e da nossa Agricultura.

Em resultado de tudo isto, os Açores estão a ficar para trás.

Os Açores estão não só a divergir do resto do país em matéria de pobreza, como a regredir em matérias como o desenvolvimento agrícola e rural.

Contudo, perante as adversidades, o PS não se esconde atrás de conversas. Responde ‘Presente!’, avança com propostas e está como sempre esteve: ao lado da Agricultura e com os Agricultores Açorianos.

Porque, só uma agricultura forte pode sustentar uma economia saudável!