Opinião

Perderam o controlo

Confesso que tentei não falar sobre este assunto, mas pelo que fui acompanhando desde o final de 2019 a diferença da ação deste Governo Regional e do anterior no combate à pandemia é aterradora. Eu não quero acreditar que este Governo é da opinião que a única solução é um inevitável aumento de casos, deixando cada um à sua sorte neste combate.

Que o nosso comportamento é importante todos nós sabemos. Não nos podemos é esquecer que a intervenção das entidades competentes é tão ou mais importante neste combate. São duas faces na mesma moeda e uma não vale nada sem a outra.

A ausência de ações de combate nas várias frentes desta pandemia e nas suas causas não pode ser desculpada só pelo comportamento das pessoas. A ausência de ação atempada por parte deste Governo é gritante.

Mesmo com mais organismos criados para esse efeito, inaugurou-se uma nova atitude de desresponsabilização da governação no combate à pandemia e na evolução negativa dos números.

Temo, muito sinceramente, que há nessa atitude um sério risco de a população deixar de confiar nas entidades responsáveis neste combate e isso é o pior que nos pode acontecer.

Não nos podemos esquecer que foram estes intervenientes que disseram aos açorianos que o anterior Governo estava a usar o medo da pandemia a seu favor. Disseram ainda que era preciso ter confiança e deixar de ter medo da pandemia. Ora de nada vale vir reclamar dos resultados deste irresponsável discurso. Espero que esse tipo de confiança não nos seja prejudicial.

Houve, no início, uma grande luta para acabar com a desinformação que se tentava instalar nos Açores. Foi um grande combate para que fossem as fontes oficiais através das suas vias e dos órgãos de comunicação social a transmitir a informação fidedigna para que todos os açorianos tivessem toda a informação. Pena que em tão curto espaço de tempo e com mais organismos criados para combater a pandemia a comunicação passou a ser avulsa, inconclusiva impercetível em alguns casos.

Mesmo sem o número de casos ativos que temos hoje, os Açores sempre estiveram um passo à frente do resto do País na implementação de medidas e os açorianos souberam cumpri-las. Isso levou-nos a ser a primeira região do País com zero casos ativos depois de detetado o primeiro caso. Pena que em tão curto espaço de tempo e com mais organismos criados para combater esta pandemia não haja firmeza na nossa defesa.

Apelo por isso que sejamos todos cumpridores das regras e apelo também a este Governo que, tendo mais organismos criados para combater esta pandemia, tendo mais laboratórios à sua disposição, tendo maior conhecimento do vírus do que aquele que havia no início do ano passado, se encontre. Pela nossa saúde, que encontre um rumo, coordenado e consertado com todos, para que efetivamente juntos possamos reverter, de uma vez por todas, esta situação em que nos encontramos.