Opinião

A Tourada é uma prática sádica!!!???

A TOURADA É UMA PRÁTICA SÁDICA, ALÉM DE SER UMA ACTIVIDADE BÁRBARA, ANTICIVILIZACIONAL E DISPENDIOSA, QUE QUEIMA VERBAS", afirmação do novo Director Regional da Cultura Ricardo Tavares.
É esta a visão e opinião de Ricardo Tavares, recentemente nomeado responsável pela política cultural nos Açores sobre a Festa Brava.
Em democracia, todos têm direito à sua opinião livre. Todos têm o direito a gostar ou não gostar e todos têm a obrigação de respeitar quem tem opinião contrária.
Mas essa opinião condiciona e influencia o que será ou não será feito caso tenhamos que agir, desenvolver actividades, promover ou proteger determinada matéria sobre a qual tenhamos responsabilidades.
Neste caso isso é evidente.
O Director Regional da Cultura tutela a aplicação do Regulamento Geral dos Espectáculos Tauromáquicos de Natureza Artística da Região Autónoma dos Açores que regula a actividade tauromáquica na Região e tem, também, a obrigação política e institucional de promover e proteger um dos mais relevantes patrimónios culturais e sociais das nossas Ilhas como são a Tourada à Corda e a Festa Brava.
Além da vertente cultural, é inegável também a relevância económica que esta actividade tem.
Ora, é assim com grande preocupação que verificamos a concretização da nomeação do novo Director Regional da Cultura e o que isso pode representar no futuro.
As instituições públicas dos Açores, nunca permitiram a formalização e institucionalização das abordagens sectárias, intelectualmente arrogantes, desinformadas e ignorantes que na maioria das vezes estão na base das posições dos anti-taurinos nos debates a que assistimos em Portugal continental sobre este assunto.
Esta nomeação dá força a quem partilha ideologicamente dessas abordagens e, pior do que isso, a quem terá a capacidade de as aplicar no desempenho das relevantes funções públicas que agora tem.
Por muito que se tente agora arranjar justificações e tentar mostrar que se deixou de ter as opiniões que se tinha há pouco tempo (o que em boa verdade está na génese da formação deste estranho novo Governo Regional), o novo Director Regional da Cultura é um inimigo da Festa Brava e um porta voz interno e silencioso dessa corrente anti-taurina.
Não permitiremos retrocessos.
Estaremos atentos...Muito atentos...