O Grupo Parlamentar do PS/Açores solicitou hoje esclarecimentos ao Governo Regional sobre a criação de uma Casa dos Açores no Havai, conforme notícia recente promovida pelo Executivo.
Segundo Berto Messias, “sem prejuízo da importância da rede de casas dos Açores no mundo e do que isso pode representar para a nossa Região, parece-nos fundamental perceber quais as motivações e alcance estratégico do alargamento desta rede para o Havai”.
“É por isso importante receber vários esclarecimentos sobre esta ideia, o seu propósito, a base estratégica da sua implementação e os custos que lhe estão inerentes”, referiu o Presidente do Grupo Parlamentar socialista.
No requerimento hoje apresentado, o PS/Açores questiona o Governo Regional sobre a fundamentação política, estratégica e legal da criação de uma Casa dos Açores no Havai, sobre o contexto em que a proposta surgiu e as entidades envolvidas na sua génese, bem como sobre a eventual deliberação do Conselho do Governo que a tenha sustentado, solicitando a respetiva resolução.
Os socialistas querem ainda saber qual o modelo previsto para o funcionamento desta estrutura, designadamente, a sua natureza jurídica, objetivos e entidades envolvidas, que membros do Governo, dirigentes ou técnicos se deslocaram ao Havai no âmbito desta iniciativa e qual a justificação institucional dessas deslocações, assim como o custo total das mesmas.
O PS/Açores questiona também se estão previstos encargos futuros com a instalação ou funcionamento da Casa dos Açores no Havai, qual a respetiva estimativa financeira e solicita cópia do protocolo de cooperação celebrado a 19 de dezembro, em Hilo.
Praia da Vitória, 02 de janeiro de 2026