PS/Açores alerta para a necessidade de melhorar o planeamento e reforçar a taxa de vacinação na resposta à atividade gripal

PS Açores - Há 6 horas

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista manifestou a sua preocupação relativamente à resposta da Região à atual atividade gripal, num contexto de aumento da pressão sobre os serviços de saúde, associado à circulação de uma nova variante do vírus.

Em visita à Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, com o objetivo de avaliar o grau de preparação das unidades de saúde para esta época gripal, os socialistas identificaram que apenas 37% da população elegível foi vacinada contra a gripe sazonal, um valor inferior ao desejável e que representa uma diminuição de cerca de 5% face ao ano anterior.

Segundo a deputada Sandra Costa Dias, “este dado assume particular relevância numa altura em que se antecipa um aumento da atividade gripal, agravado pela proximidade da época natalícia, tradicionalmente associada a maior circulação de vírus respiratórios e a um acréscimo da procura por cuidados de saúde”.

“A vacinação continua a ser o principal instrumento de prevenção, sendo essencial reforçar a sensibilização da população e garantir que não existem obstáculos no acesso à vacina, sobretudo junto dos grupos mais vulneráveis”, alertou a socialista.

“Apesar do empenho e do esforço acrescido dos profissionais de saúde, que o PS reconhece e valoriza, subsistem dúvidas quanto ao grau de preparação e à articulação das respostas anunciadas pelo Governo, tanto ao nível dos recursos humanos como da organização dos serviços”, explicou a deputada.

O Partido Socialista sublinha a necessidade de reforçar a proteção da população e de garantir que os serviços de saúde dispõem dos recursos humanos e materiais indispensáveis para fazer face ao aumento da procura.

“A prevenção continua a ser o instrumento mais eficaz para reduzir o impacto da gripe e de outras infeções respiratórias, o que implica uma aposta clara na sensibilização da população e na eliminação de obstáculos ao acesso à vacinação”, acrescentou a deputada.

“O Partido Socialista considera que a preparação para este período deveria ter sido iniciada mais cedo e pretende continuar a acompanhar de forma atenta a evolução da situação, exigindo planeamento, coordenação e respostas atempadas, de forma a garantir a proteção da população e a salvaguarda do normal funcionamento dos serviços de saúde”, sublinhou Sandra Costa Dias.

A visita permitiu ainda constatar que é urgente imprimir maior rapidez às intervenções nos centros de saúde e unidades de saúde da ilha de São Miguel, garantindo melhores condições de acessibilidade aos cuidados de saúde. "Estas melhorias são essenciais não só para responder às necessidades da população, mas também para apoiar o trabalho dos profissionais", disse a deputada, exigindo do Governo Regional maior capacidade de planeamento e execução.

No âmbito desta visita, o Grupo Parlamentar do PS/Açores vai apresentar um requerimento, por considerar fundamental obter mais esclarecimentos por parte do Governo Regional sobre as respostas concretas que estão a ser implementadas para fazer face ao expectável aumento da procura nos serviços de saúde durante o pico da atividade gripal.

 

Ponta Delgada, 23 de dezembro de 2025