PS/Açores exige ação urgente para recuperar e garantir segurança do Espaço “Super Heróis”

PS Açores - Há 45 minutos

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista/Açores alerta para o estado de abandono a que foi deixado o Espaço “Super Heróis”, em Ponta Delgada, um equipamento público criado para promover estilos de vida saudáveis entre as crianças e apoiar as famílias na prática de atividade física ao ar livre.

Segundo o deputado Russell Sousa, apesar do seu enorme potencial e do contributo evidente que poderia dar à promoção da saúde infantil, “o local encontra-se hoje num estado de abandono, com estruturas danificadas, borrachas de proteção levantadas, peças partidas, equipamentos inutilizados e desgaste acentuado do pavimento”.

Para o socialista, isso demonstra “uma degradação progressiva que compromete a segurança dos utilizadores e anula a utilidade do investimento público realizado” naquele espaço, que deveria ser uma referência regional na promoção do bem-estar infantil.

“Este cenário não só compromete a segurança das crianças como demonstra uma preocupante desvalorização de políticas públicas essenciais à saúde, à prevenção do sedentarismo e ao desenvolvimento motor na infância.

“A ausência de manutenção regular, preventiva e planeada, obrigatória em qualquer equipamento dirigido ao público infantil e prevista nas normas de segurança aplicáveis a parques infantis e espaços de atividade física, levanta sérias dúvidas quanto à gestão do espaço, ao acompanhamento por parte das entidades responsáveis e ao risco real para as crianças que ali brincam diariamente”, refere ainda Russell Sousa.

Neste contexto, o Grupo Parlamentar do PS/Açores apresentou um requerimento a solicitar esclarecimentos ao Governo Regional sobre que inspeções de segurança foram realizadas nos últimos cinco anos e se existe algum plano de requalificação, com respetivo calendário e dotação orçamental.

O PS/Açores defende equipamentos públicos seguros, funcionais e acessíveis, que promovam a saúde e o bem-estar das famílias, e exige que o Governo Regional cumpra a sua parte, por forma a devolver o Espaço “Super Heróis” à comunidade em condições dignas.

 

Ponta Delgada, 03 de dezembro de 2025