Lurdes Alfinete defende a criação de um Conselho Consultivo Turístico na Ribeira Grande

PS Açores - Há 6 horas

Lurdes Alfinete, candidata do PS à Ribeira Grande nas próximas autárquicas, defende a criação de um Conselho Consultivo Turístico na Ribeira Grande “para melhor pensar o concelho enquanto destino turístico por excelência”.

À margem de uma reunião com a Associação do Alojamento Local dos Açores (ALA), a candidata afirmou que, com este Conselho Consultivo, que reunirá todos os players do setor, desde o alojamento local e hotelaria, à restauração, aos guias intérpretes e agentes culturais, escolas de surf e, até mesmo, os bombeiros e a PSP, “a Ribeira Grande será um destino turístico mais bem pensado e com estratégias definidas para não só atrair, mas para fixar os turistas.”

Para a candidata “é fundamental que os turistas deixem de vir apenas de passagem para a Ribeira Grande. Temos de os fixar no nosso alojamento local, nos nossos hotéis, levá-los às nossas termas, aos nossos restaurantes e espaços culturais, fazendo-os comprar o nosso artesanato e no nosso comércio local. O dinheiro que cada turista deixar na Ribeira Grande ajuda a fazer crescer a nossa economia, proporcionando um maior desenvolvimento do nosso concelho.”

Por isso, Lurdes Alfinete voltou a defender a importância de saber reinvestir a taxa turística cobrada no concelho, a qual deve servir para a manutenção dos espaços verdes, para a melhoria dos acessos às praias, para a limpeza e manutenção dos trilhos e para a divulgação e promoção da restauração, do comércio e do artesanato locais.

“A Ribeira Grande é um destino turístico por excelência: é aqui que temos as melhores praias e as melhores ondas, é aqui que estamos a crescer no termalismo, é aqui que temos paisagens naturais emblemáticas, cultura e tradição únicas. Um bom reinvestimento da taxa turística será um «ganha-ganha» para todos, para os Ribeiragrandenses, para os turistas que nos visitam e para os players do setor,” concluiu Lurdes Alfinete.