Dário Ambrósio apresenta projeto para um concelho da Calheta mais próximo, justo e com futuro

PS Açores - Há 8 horas

O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal da Calheta, Dário Ambrósio, apresentou esta segunda-feira o seu projeto político para o concelho, sublinhando que o compromisso do PS é claro: “Queremos uma Câmara mais próxima, justa e ao serviço de todos, com medidas concretas e realistas, que melhorem a vida das pessoas e criem novas oportunidades para jovens, famílias e empresas”.

Segundo o socialista, este compromisso não se traduz apenas em palavras, mas em propostas concretas para responder às necessidades da população. “Queremos aproximar a autarquia das pessoas, com reuniões regulares nas freguesias, reforçando a cooperação de forma justa e equilibrada, modernizando os serviços camarários, dando melhores condições a quem trabalha diariamente para servir a população”, afirmou.

Entre as medidas apresentadas, Dário Ambrósio destacou a criação de um orçamento participativo, de um serviço de apoio ao munícipe e ao investidor, bem como de um gabinete de apoio ao migrante, para acolher quem escolhe viver ou regressar ao concelho da Calheta.

No plano económico, comprometeu-se a avançar com a criação de duas zonas industriais com recurso a fundos comunitários, incentivos à fixação de empresas e à reabilitação de edifícios devolutos, colocando-os ao serviço da economia local.

A valorização das zonas balneares, a recuperação de espaços emblemáticos, a criação de um festival gastronómico e de um espaço “Raízes e Sabores” com cozinha comunitária fazem também parte do programa, assim como a aposta nos jovens com a implementação de um Conselho Municipal da Juventude. “Queremos dar voz às novas gerações, porque só assim conseguimos preparar o futuro”, afirmou.

Na área da habitação, o candidato anunciou a disponibilização de lotes para construção, programas de arrendamento acessível e incentivos à reabilitação urbana, salientando que “sem habitação não conseguimos fixar jovens, atrair trabalhadores ou dar estabilidade às famílias”.

Dário Ambrósio comprometeu-se ainda a defender o concelho da Calheta junto do Governo Regional, reivindicando mais profissionais e equipamentos para o centro de saúde, melhores respostas sociais como o Lar de Idosos e o Centro de Noite de Santo Antão, além da proteção da orla costeira e do reordenamento do porto e melhor manutenção de caminhos agrícolas e abastecimento de água à lavoura. “Estaremos sempre ao lado do Governo Regional quando o objetivo for garantir o desenvolvimento da nossa terra pois os interesses políticos, não devem, nem podem, estar acima da defesa dos melhores interesses do nosso concelho e da nossa população”, sublinhou.

O candidato concluiu deixando uma mensagem de mobilização: “No próximo dia 12 de outubro temos uma oportunidade única de abrir um novo ciclo para o nosso concelho. Os votos não se pedem nem se exigem, merecem-se. E eu acredito que merecemos a vossa confiança e uma oportunidade de mostrarmos tudo aquilo que podemos e conseguimos fazer pela nossa terra, porque este é um projeto de todos nós, com energia, coragem e ambição para escrever uma nova história para o concelho da Calheta”.