Os candidatos às Câmaras Municipais da Lagoa, Ponta Delgada e Ribeira Grande apresentaram uma proposta comum para a criação de uma rede de metrobus, uma solução integrada de transporte coletivo que ligará os três concelhos, promovendo maior eficiência, rapidez e qualidade de vida para as populações.
Para Frederico Sousa, candidato socialista à Câmara da Lagoa, este projeto responde a uma necessidade antiga.
“A mobilidade entre os três concelhos não funciona. O transporte regular de passageiros não cumpre os objetivos das nossas famílias. Por isso, propomos a criação de uma rede de metrobus, um sistema dedicado ao transporte das pessoas da Ribeira Grande, Lagoa e Ponta Delgada, garantindo rapidez, eficácia e um verdadeiro salto de qualidade nos transportes em São Miguel”.
Já a candidata da Coligação Unidos por Ponta Delgada (PS, BE, PAN e LIVRE), Isabel Almeida Rodrigues, destacou a importância de complementar o metrobus com soluções locais de mobilidade:
“Em Ponta Delgada, o metrobus terá a sua estação terminal na central de camionagem a nascente da cidade. Mas o nosso compromisso vai mais além: vamos assegurar a chamada ‘milha final’ para que todos cheguem ao seu destino, alargando também a rede de minibus às freguesias periféricas. Mobilidade é inclusão e proximidade”.
Durante a apresentação da iniciativa, Lurdes Alfinete, candidata à Câmara da Ribeira Grande, realçou o impacto económico e social do projeto.
“Hoje, um cidadão da Ribeira Grande não consegue ir trabalhar para a Lagoa em condições dignas. Uma distância de 10 km transforma-se em 30 minutos de viagem. Isso é insustentável. O metrobus, aliado a uma rede de minibus, vai ligar concelhos, aproximar pessoas, facilitar a circulação de bens e criar novas oportunidades económicas para a nossa terra”.
Com esta proposta conjunta, os três candidatos defendem uma nova visão para a mobilidade em São Miguel, promovendo qualidade de vida, eficiência nos transportes e maior ligação entre os três maiores concelhos da ilha.