Isabel Almeida Rodrigues defende plano de envelhecimento ativo para Ponta Delgada

PS Açores - Há 3 horas

A candidata da Coligação Unidos por Ponta Delgada (PS, BE, PAN e LIVRE), Isabel Almeida Rodrigues, destacou esta quarta-feira a urgência de implementar um plano de envelhecimento ativo, sublinhando que a população do concelho está a envelhecer e que é necessário assegurar políticas públicas que garantam dignidade, qualidade de vida e participação social às pessoas mais idosas.

“Em Ponta Delgada, a nossa população está a envelhecer. Cada vez mais pessoas vivem em solidão, em situações de dependência e necessidades crescentes de cuidados de saúde. Mas envelhecer não pode significar ficar para trás”, afirmou Isabel Almeida Rodrigues.

Nesse sentido, a candidata comprometeu-se a criar programas regulares de atividade física em todas as freguesias, incluindo caminhadas orientadas, hidroginástica, ginástica suave e dança social, “como ferramentas de combate ao sedentarismo e à solidão”.

Isabel Almeida Rodrigues, que falava à margem de uma visita ao Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo, anunciou ainda a formação de técnicos especializados para trabalhar com esta faixa etária, promovendo o bem-estar físico, mental e social, bem como a criação de cuidados de saúde de proximidade, com rastreios regulares e apoio domiciliário.

Outro dos eixos apresentados passa pelo incentivo ao voluntariado sénior e pela implementação de programas intergeracionais. “Queremos valorizar a experiência e a sabedoria de quem já viveu tanto e aproximar gerações, combatendo o isolamento e fortalecendo a coesão social”, explicou.

A candidata salientou também a importância de estabelecer parcerias para assegurar transporte adequado e apoio ao domicílio, abrangendo não apenas idosos, mas também pessoas com deficiência ou migrantes.

“Queremos que Ponta Delgada seja um concelho que cuida de quem cuidou de nós, onde envelhecer é sinónimo de bem-estar, participação e dignidade”, finalizou Isabel Almeida Rodrigues.