André Franqueira Rodrigues propõe criação da “Aliança pelas Regiões Ultraperiféricas” para travar cortes no próximo orçamento europeu

PS Açores - Há 2 horas

O eurodeputado André Franqueira Rodrigues reuniu-se esta segunda-feira, em Bruxelas, com responsáveis da EURODOM para discutir as graves consequências para as Regiões Ultraperiféricas resultantes da proposta da Comissão Europeia para o próximo orçamento da União Europeia.

André Franqueira Rodrigues recordou que, desde o início do seu mandato, tem alertado para os riscos da Comissão Europeia acabar com políticas que foram conquistadas ao longo de décadas para apoiar as regiões mais afastadas da Europa. “Houve quem nos acusasse de alarmismo. Hoje está à vista de todos: a proposta da Comissão elimina apoios essenciais e representa uma ameaça séria ao futuro das nossas ilhas e regiões”, afirmou.

Apesar de alguns avanços já alcançados no Parlamento, o socialista açoriano considera que “a gravidade da situação exige mais força e mais união”. Por isso, anunciou a criação da “Aliança pelas Regiões Ultraperiféricas”, que será lançada no final de 2025, já acompanhada de um manifesto conjunto. Este documento definirá de forma clara os objetivos e compromissos da Aliança.

O eurodeputado sublinhou ainda que este esforço só terá sucesso se for transversal e mobilizar todos os deputados, de todos os grupos políticos: “Não basta dizer uma coisa em público e outra em privado. Precisamos de todos a remar para o mesmo lado, com coragem e clareza. Só assim seremos capazes de travar um retrocesso que ameaça diretamente as populações das nossas regiões.”

O objetivo da Aliança é defender as Regiões Ultraperiféricas contra cortes injustos e garantir que continuam a ter apoios específicos para a agricultura, para os transportes, para as pescas e para combater os sobrecustos de viver em territórios afastados da Europa continental.

Não podemos aceitar que a Comissão ignore o que está escrito nos Tratados e apague, de um dia para o outro, anos de políticas que ajudaram a dar igualdade de oportunidades aos cidadãos das regiões ultraperiféricas. Esta Aliança será a nossa resposta: uma voz firme e unida contra um retrocesso que não podemos permitir”, concluiu André Franqueira Rodrigues.

A EURODOM é uma entidade francesa, criada em 1989, que representa os interesses das Regiões Ultraperiféricas francesas junto das instituições europeias, governos nacionais e parceiros internacionais.