O Grupo Parlamentar do PS/Açores acusou hoje o Governo Regional de falta de transparência e de ilegalidade no processo que resultou na cedência exclusiva, por cinco anos, do Complexo Desportivo do Lajedo à Santa Clara Açores – Futebol, S.A.D.
A deputada socialista Cristina Calisto afirmou que esta decisão “é inaceitável e lesa o interesse público, porque retira à comunidade escolar, clubes e associações o acesso a uma infraestrutura fundamental para a prática desportiva e para a formação de mais de 2.000 alunos e cerca de 900 atletas”.
Nas intervenções em plenário, os socialistas destacaram que esta decisão do Governo “não tem precedentes”. “Nunca antes tinha sido feita uma cedência exclusiva de património público por cinco anos. Menos de dois meses depois de o próprio Governo aprovar um concurso público para a utilização destas infraestruturas, decide atribuir o uso exclusivo a uma entidade, passando por cima daquilo que tinha acabado de aprovar.”
“Toda esta história revela que um Governo em queda livre, em que grassa a descoordenação, que atropela e afunda-se em contradições, falta de transparência e opacidade”, denunciou Cristina Calisto.
Para os socialistas, “o que está em causa não é gostar mais ou menos do Santa Clara, mas sim a gestão do património público, a transparência e o respeito pela legalidade – valores que o Governo Regional atropela com esta decisão”.
Cristina Calisto congratulou-se no final do debate com a aprovação do projeto de resolução apresentado pelos socialistas, que recomenda ao Governo que o Complexo Desportivo do Lajedo permaneça sob gestão pública e ao serviço da comunidade escolar, clubes e associações desportivas da Região.
Horta 12 de setembro de 2025