PS defende fretamento de navio de congelação para salvar safra do atum nos Açores

PS Açores - Há 4 horas

O deputado do PS/Açores, Mário Tomé, defendeu hoje que o Governo Regional dos Açores, do PSD/CDS-PP/PPM, com o apoio do CHEGA, deve considerar “o fretamento de um navio para armazenamento e congelação de pescado, funcionando como entreposto flutuante nos portos açorianos até à normalização da situação em terra”. Uma solução que, de acordo com o socialista, “deve ser articulada com a indústria conserveira e com as entidades representativas dos pescadores, garantindo que responde de forma eficaz às necessidades do setor".

 
Em causa está a situação de quase rutura a que chegaram os entrepostos frigoríficos da Região Autónoma dos Açores, a qual, segundo o parlamentar socialista, “está a limitar as descargas de atum e a pôr em causa os rendimentos dos pescadores”.
 
Na sequência de um requerimento entregue no parlamento açoriano, os socialistas afirmam que “é inaceitável que, em plena safra do atum, o Governo Regional dos Açores continue sem apresentar qualquer solução para responder à falta de capacidade de congelação”, acusando o executivo açoriano de “se limitar a gerir descargas e a condicionar a atividade piscatória”.
 
Mário Tomé exige, por isso, que o Governo Regional considere o fretamento de um navio que responda às dificuldades dos pescadores açorianos, funcionando como entreposto flutuante em várias ilhas. “Trata-se de uma solução que não deve ser descurada, uma vez que navios desta natureza operam em diversos mercados internacionais, já operaram nos Açores e podem ser fretados temporariamente”, explicou o socialista.
 
O Grupo Parlamentar do PS/Açores está a acompanhar, com elevada preocupação, a situação “muito difícil” que o setor das pescas enfrenta nos Açores, nomeadamente a pesca do atum, devido às enormes dificuldades que a falta de respostas do Governo Regional está a impor aos pescadores.