O deputado do PS/Açores, José Ávila, alertou hoje para a necessidade urgente de esclarecimentos sobre o aumento de casos de pneumonia registados na ilha Graciosa e a possível relação com focos de contaminação por Legionella, identificados em outubro de 2024 em espaços públicos como os balneários da Escola e do campo de futebol de Guadalupe, bem como no Lar de Idosos da Praia.
José Ávila sublinhou que esta situação, que afeta diretamente crianças, idosos e a população em geral, foi escondida durante meses, tendo sido divulgada apenas quatro meses depois e sem as devidas explicações por parte da Autoridade de Saúde Regional. “Estamos perante uma falha grave, que põe em causa a confiança da população e a segurança sanitária da ilha”, destacou.
O parlamentar socialista questionou o Governo Regional sobre o número de casos de pneumonia registados entre janeiro e julho de 2025, a realização de testes específicos para identificação da bactéria, as medidas de vigilância epidemiológica implementadas, bem como as análises realizadas às águas da rede pública e dos locais onde foram identificados casos da bactéria.
“O que está em causa é a saúde pública da população graciosense, que exige transparência, rigor e medidas preventivas concretas. O Governo Regional tem de assumir responsabilidades, dar respostas claras e garantir que a população está devidamente informada e protegida”, afirmou José Ávila.
O deputado do PS/Açores afirmou ser fundamental que a Autoridade de Saúde Regional assegure a identificação das fontes de contaminação, implemente planos de prevenção e erradicação da Legionella e comunique de forma clara e eficaz com a população da Graciosa, evitando novos episódios de ocultação de informação.
Santa Cruz da Graciosa, 21 de agosto de 2025