O Grupo Parlamentar do PS/Açores solicitou hoje, com caráter de urgência, a audição da Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego e do Diretor Regional da Habitação na Comissão Permanente de Política Geral, para esclarecer as graves contradições nas políticas de habitação do Governo Regional dos Açores.
O pedido surge após declarações públicas do próprio Diretor Regional da Habitação, que reconheceu que os incentivos promovidos pelo Governo para o alojamento local agravam a crise habitacional, contribuindo para o aumento de despejos de famílias e para a falta de oferta de habitação a preços compatíveis com os rendimentos dos Açorianos.
Segundo o Vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS, José Eduardo, “é inaceitável que o responsável pela habitação na Região denuncie publicamente políticas contraditórias do Executivo de que faz parte, ao mesmo tempo que admite que existem incentivos em quase todas as áreas económicas, menos na habitação, inviabilizando o investimento das empresas do setor”.
“Tais afirmações colocam em causa a credibilidade das opções políticas do Governo Regional nesta matéria e exigem esclarecimentos públicos sobre o rumo que está a ser seguido”, acrescentou o socialista.
José Eduardo fez notar que essas declarações “são graves e revelam uma total ausência de coordenação no seio do Governo Regional dos Açores naquela que é a principal área de preocupação das famílias açorianas - o acesso à habitação condigna e a preços compatíveis com os rendimentos disponíveis”.
O PS/Açores exige que o Governo Regional preste os devidos esclarecimentos sobre esta situação e reforce as respostas concretas para garantir o acesso à habitação condigna, uma das maiores preocupações das famílias açorianas.
Santa Cruz das Flores, 01 de julho de 2025