governação de Bolieiro, aponta PS/Açores
O Vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores afirmou que “os prejuízos do Grupo SATA hoje divulgados, no valor total de 83 milhões de euros, traduzem o fracasso completo do plano de reestruturação iniciado em 2021 e confirmam o fracasso da governação de José Manuel Bolieiro”.
De acordo com Carlos Silva, “após tanta propaganda sobre salvar a SATA, para além do anúncio de planos de sustentabilidade, a verdade é que os prejuízos hoje divulgados, num fim de semana prolongado e de forma meio camuflada, comprovam as dificuldades financeiras que o grupo enfrenta e a incapacidade de responder aos desafios que os Açorianos sentem ao nível da mobilidade”.
“Estamos a falar de um dos maiores prejuízos de sempre, quase equiparados aos verificados durante a pandemia, quando as aeronaves estavam paradas em terra”, acrescentou o parlamentar.
O socialista disse ainda que as opções tomadas nos últimos quatro anos pelo Governo do PSD/CDS/PPM com o apoio do CHEGA, “arrastaram o grupo SATA para uma situação financeira pior do que a registada em 2020, com a agravante de terem desperdiçado um plano de reestruturação na ordem dos 453 milhões de euros”.
Para o Partido Socialista, é igualmente preocupante o facto de a Azores Airlines - Sata Internacional - apresentar um prejuízo recorde de 71 milhões, o que desvaloriza a empresa em pleno processo de privatização - que se arrasta há dois anos - de forma pouco transparente, sem esquecer a Sata Air Acores, que com uma operação quase totalmente dependente das obrigações de serviço público subsidiadas, regista também um prejuízo de 11,6 milhões.
“Perante o desastre destes resultados, PS/Açores exige explicações e responsabilidades a José Manuel Bolieiro, que tem promovido a instabilidade dentro do grupo SATA e tem arrastado a Região para uma situação financeira ruinosa, cuja fatura recai sobre os Açorianos”, sublinhou o Vice-Presidente do GPPS.
“É por isso, inevitável que o Governo de Bolieiro aceite o repto do PS/Açores para, em conjunto, encontrarmos soluções urgentes que salvem, efetivamente, a SATA”, concluiu.
Ponta Delgada, 06 de junho de 2025