“O Partido Socialista cumpriu integralmente a palavra dada aos ex-trabalhadores da Base das Lajes”, afirma Sérgio Ávila

PS Açores - Há 5 horas

O candidato do PS Açores às eleições legislativas nacionais de 18 de maio, Sérgio Ávila, reafirmou, esta quarta-feira, que o Partido Socialista cumpriu, na íntegra, o compromisso assumido com os ex-trabalhadores da Base das Lajes, garantindo justiça e reposição de direitos que tinham sido indevidamente cortados.

“No encontro com a Comissão dos Ex-trabalhadores da Base das Lajes e com os Sindicatos, confirmámos que o Partido Socialista cumpriu integralmente o compromisso que assumiu”, afirmou Sérgio Ávila, para salientar ter sido “por proposta e ação exclusiva do PS” que, a partir de janeiro de 2024, “todos os ex-trabalhadores passaram a ter os seus vencimentos acrescidos, com a anulação do fator de sustentabilidade”.

O candidato do PS destacou ainda que esta reposição foi feita “nos termos exatos acordados com a Comissão dos Trabalhadores e com os sindicatos”, acrescentando que “o PS não só se comprometeu como cumpriu integralmente o compromisso assumido”.

Lamentando, por outro lado, a incoerência do PSD nesta matéria, Sérgio Ávila recordou que “em fevereiro de 2024, antes das eleições legislativas nacionais, o PSD prometeu fazer mais e melhor do que aquilo que já tinha sido acordado”.

“Facto é que passado um ano o PSD não cumpriu aquilo que se comprometeu com os ex-trabalhadores e com os terceirenses, não só não apresentou nenhuma proposta nesse sentido, como o PSD reprovou, na Assembleia da República, no Orçamento de Estado para 2025, as propostas que foram feitas nesse âmbito, ou seja, disse uma coisa na campanha eleitoral, antes das eleições e fez exatamente o contrário depois das eleições”, acusou o socialista, para reiterar que “a conquista dos ex-trabalhadores se deve exclusivamente à ação do Partido Socialista”.

O PS Açores, garantiu, continuará a manter-se fiel à sua palavra: “Somos o partido de palavra e o partido que, depois das eleições, cumpre integralmente aquilo que assumiu. Nunca inviabilizámos, nem vamos inviabilizar, qualquer proposta adicional que vise recuperar o valor entre 2015 e 2023”.

Para além da reposição dos valores, Sérgio Ávila garantiu que “qualquer trabalhador da Base das Lajes que venha a ver a cessação do seu contrato de trabalho definitivo no futuro , beneficiará também desta medida apresentada e aprovada pelo Partido Socialista”.

A finalizar, Sérgio Ávila recordou, ainda, ter sido com o Partido Socialista que, “em 1996, os trabalhadores da Base das Lajes tiveram acesso a uma pensão extraordinária e um regime de apoio no âmbito dos seus despedimentos. Foi com Partido Socialista que a partir de 2024 as pensões dos ex-trabalhadores da Base das Lajes foram aumentadas, anulando o fator de sustentabilidade, nos termos exatamente acordados com a Comissão de Trabalhadores e com os Sindicatos”.