Educação será prioridade com PS no Governo, garante Francisco César

PS Açores - Há 17 horas

O líder do PS/Açores, Francisco César, assegurou esta sexta-feira que um futuro Governo do PS na República irá avançar com um Projeto de Interesse Comum relacionado com a Educação, para combater a pobreza e o abandono escolar nos Açores.

De acordo com o socialista, este projeto deve incluir um conjunto de valências que integre toda a comunidade, “desde o setor social e cooperativo, mas, também, o Governo Regional, as autarquias, associações desportivas, clubes artísticos”, para que, no espaço de uma geração se consiga “quebrar o ciclo de pobreza que temos nos Açores”.

“Isso só se consegue se melhorarmos a qualificação e, para isso, são necessários recursos e o Governo da República pode ser um parceiro essencial”, afirmou o candidato socialista às eleições legislativas de 18 de maio, para apontar que no âmbito da Lei de Finanças das Regiões Autónomas “há um instrumento chamado Projeto de Interesse Comum, no qual matérias que interessam ao país, mas também aos Açores, podem ser ajustadas e claro que a qualificação será uma delas”.

Para Francisco César, que falava à margem de uma visita à Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária, a Kairós, e no âmbito deste instrumento, a Região deve “preocupar-se com as pessoas e, concretamente, com a sua qualificação”.

“Nesse sentido, e em negociação com o Partido Socialista a nível nacional, conseguimos incluir no nosso programa eleitoral este projeto da Escola a Tempo Inteiro como um Projeto de Interesse Comum”, afirmou Francisco César, para defender ser possível criar um projeto que qualifique os açorianos.

“Com um Governo da República do PS e, num futuro próximo, um Governo dos Açores com a mesma visão e abertura, será possível criar um verdadeiro projeto de qualificação, integração e combate à pobreza nos Açores. Essa é a base para termos uma região mais preparada, mais competitiva e com futuro”, finalizou o líder do PS/Açores e candidato às eleições legislativas nacionais de 18 de maio, Francisco César.