No âmbito de uma reunião com a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), a candidata socialista à presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Isabel Almeida Rodrigues, abordou várias preocupações estruturais sentidas pelos empresários do setor da restauração e do alojamento turístico no concelho.
Durante o encontro, foram identificados vários problemas críticos, entre os quais a sazonalidade acentuada que afeta sobretudo as microempresas e a inércia nos processos de licenciamento por parte da Câmara Municipal de Ponta Delgada, o que tem gerado incerteza e instabilidade no setor.
A candidata socialista considerou ser urgente proceder a uma revisão do protocolo existente entre a AHRESP e a Câmara Municipal, no sentido de agilizar e desburocratizar os processos, facilitando a atividade económica.
“É inadmissível que os empresários continuem a ser postos de parte, sem respostas claras, sobretudo num setor tão importante para a economia local”, referiu Isabel Almeida Rodrigues.
Entre as propostas apresentadas pela candidata destacam-se a criação de um Gabinete Municipal de Atividades Económicas eficaz e orientado para as necessidades reais dos empresários, a dinamização do centro da cidade, com políticas de atração de pessoas e investimento, o apoio à qualificação de trabalhadores da restauração e serviços, especialmente na sua primeira formação, a criação de um Conselho Consultivo da Taxa Turística, garantindo transparência na aplicação da receita arrecadada, implementação de medidas urgentes de combate à insegurança, com foco na zona urbana da cidade e a realização de um levantamento exaustivo dos restaurantes e unidades de alojamento turístico existentes no concelho, com vista à criação de uma base de dados atualizada e funcional.
Isabel Almeida Rodrigues reafirmou o seu compromisso com um município mais próximo das pessoas e dos empresários, mais eficiente na resposta e mais justo na criação de oportunidades para todos.