Patrícia Miranda: Governo Regional deve avançar urgentemente com estudos para a substituição do anel de cabos submarinos interilhas

PS Açores - 9 de abril

Patrícia Miranda realçou, esta terça-feira, na Horta, que o Governo Regional (PSD/CDS/PPM) deve “avançar urgentemente com estudos para a substituição do anel de cabos submarinos de fibra ótica interilhas”, uma vez que a substituição do anel CAM (Continente-Açores-Madeira) já foi “resolvida, através da adjudicação pelo Governo da República de António Costa”.

“No passado dia 13 de março, foi assinado o contrato de fornecimento do novo sistema de cabos submarinos de fibra ótica que ligará o continente aos Açores e à Madeira, em anel, que se designará por Atlantic CAM, demonstrando o cumprimento de uma promessa fundamental do Governo do PS, na República, num investimento inicial de 154,4 milhões de euros”, recordou a parlamentar.

A deputada socialista falava no debate de uma petição subscrita por mais de 600 pessoas, no Parlamento dos Açores.

Relativamente ao anel CAM, Patrícia Miranda lembrou que o cabo que vem da Madeira terá o ponto de amarração na ilha de São Miguel e o cabo que vem do continente terá um ponto de amarração na ilha Terceira, prosseguindo da ilha Terceira para São Miguel, uma solução que “motivou preocupação e discordância dos peticionários”, mas que “foi aprovada pelo Governo Regional dos Açores da coligação PSD/CDS/PPM”.

Do ponto de vista técnico, esta ligação tem uma latência estimada de 2 milissegundos e, diz o Governo Regional, isso não impacta negativamente na qualidade do serviço, tratando-se de um valor insignificante. Para o PS/Açores o que é fundamental é garantir a estabilidade, a segurança, a fiabilidade e a redundância desta ligação, de modo a servir da melhor forma possível as pessoas, as empresas e as instituições com internet de alta velocidade”, sublinhou a parlamentar socialista.

“Agora, resolvida que está a questão do anel CAM, é fundamental que a solução do anel interilhas conheça novos desenvolvimentos, com urgência e cabe ao Governo Regional dos Açores encetar esforços nesse sentido”, frisou.

“A Autonomia não deve ser apenas uma expressão verbal. Deve acautelar soluções que salvaguardem e acautelem múltiplas situações, como por exemplo as telecomunicações e a continuidade territorial que o sistema de fibra ótica garante à Região. Cabe ao Governo Regional concretizar soluções, a bem dos Açorianos. O PS/Açores cá estará, como sempre esteve, para avançar com propostas que salvaguardem a qualidade de vida no nosso arquipélago”, finalizou a deputada socialista, Patrícia Miranda.