Russell Sousa: O Partido Socialista defende e apresenta respostas para a Juventude Açoriana

PS Açores - 16 de março

Russell Sousa destacou que o Partido Socialista dos Açores “defende e apresenta propostas para a Juventude Açoriana”, nomeadamente a nível da Habitação, do Emprego e do apoio aos estudantes deslocados.

O deputado socialista e líder da JS/Açores falava na cidade da Horta no debate do Programa de Governo da coligação PSD/CDS/PPM.

No seu primeiro plenário, Russell Sousa assumiu a responsabilidade de defender os direitos de cada jovem Açoriano, salientando que muitos “têm em si o sonho de construir uma vida na sua ilha”.

“Nós ambicionamos uma vida na nossa terra, um emprego estável, uma habitação acessível, algo que é fácil em teoria, mas difícil na prática”, sublinhou.

Russell Sousa lamentou que o Governo Regional do PSD/CDS/PPM “relegue para o fim das suas preocupações as questões da Juventude Açoriana” e garantiu que, para o Partido Socialista dos Açores, as questões relativas à Juventude são “uma preocupação e uma prioridade”, como “sempre foram”, tal como “evidenciam as medidas que o PS avançou para a Juventude, no seu programa eleitoral”.

“O Partido Socialista defende apoiar os jovens na aquisição da sua primeira habitação, algo que não encontramos no programa do Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM. Queremos que os jovens Açorianos não desistam e continuem a sonhar com a sua emancipação”, frisou.

Russell Sousa considerou que as políticas de emprego definidas pela direita “não servem à Juventude Açoriana”, sendo “agravadas com os atrasos de pagamentos de apoios”, que são “notórios”.

O deputado socialista frisou que “formar é sinónimo de investir nos Jovens” e alertou que “os custos da qualificação – superior ou não - são cada vez maiores, fruto das dificuldades do mercado habitacional”, encargos que recaem essencialmente sobre as famílias.

Russell Sousa recordou que o Partido Socialista “já apresentou, por diversas vezes, medidas concretas de apoio à Juventude Açoriana e às suas famílias”, lembrando que os partidos que sustentam o Governo (PSD/CDS/PPM) “chumbaram há meses uma proposta do Partido Socialista para apoiar a habitação dos jovens estudantes deslocados”.

A esse respeito, Russell Sousa lamentou que, no Programa de Governo da coligação, “não haja qualquer referência a apoios aos estudantes deslocados” e acusou a coligação PSD/CDS/PPM de estarem “permanentemente à procura de desculpas e culpados, seja o PS, seja o Governo da República, seja o chumbo do Orçamento para 2024”.

“Quando um quarto (não uma casa!), numa cidade como Ponta Delgada, por exemplo, custa 400 euros, há que pensar nisso”, salientou, porque “nem muitas famílias conseguem comportar esse valor”.

Russell Sousa realçou que a única estratégia de Habitação que este Governo Regional da coligação tem para mostrar “advém do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que teve verbas garantidas pelo Partido Socialista, para construir 2.000 casas” e que, na altura, a direita, quando era oposição, “até dizia que era pouco dinheiro”.

“Defender a Juventude Açoriana é defender o futuro da nossa Região. Este Programa de Governo do PSD/CDS/PPM não dá as respostas adequadas à Juventude. É genérico e omisso em apoios à Habitação, aos estudantes deslocados. E, por isso, não serve os Jovens Açorianos”, finalizou o deputado socialista e líder da JS/Açores, Russell Sousa.