Sérgio Ávila: PS quer devolver aos jovens o encargo com propinas após iniciarem trabalho

PS Açores - 4 de março

Sérgio Ávila destacou, esta segunda-feira, que o Partido Socialista, vencendo as eleições do próximo domingo, 10 de março, e formando Governo da República, pretende “devolver as propinas aos estudantes do ensino superior que ingressarem no mercado de trabalho” e “reduzir o IVA cobrado na fatura da eletricidade às famílias numerosas”.

O candidato do PS pelos Açores à Assembleia da república falava nos Biscoitos, à margem de uma visita a uma empresa de produção de vinhos.

Sérgio Ávila lembrou que foi o Governo da República do PS que criou o IRS Jovem, uma medida que “assegura que os jovens não paguem IRS no primeiro ano de trabalho e que paguem taxas muito reduzidas nos primeiros 5 anos de trabalho”.

“Mas queremos fazer mais e melhor. E por isso, queremos alargar o IRS Jovem para todos os jovens, independentemente da sua habilitação académica, para que nenhum jovem que inicie a sua carreira pague imposto no seu primeiro ano de trabalho e para que todos possam usufruir de IRS reduzido nos seus primeiros 5 anos de atividade”, explicou.

Sérgio Ávila recordou, ainda, que os Governos do Partido Socialista “reforçaram significativamente o apoio às famílias no âmbito das despesas com os jovens”, exemplificando com o “aumento significativo do abono de família para todos os escalões, o aumento da dedução de despesas de educação em IRS, a criação de passes sociais gratuitos para todos os alunos até aos 23 anos e o reforço do complemento de apoio de alojamento no âmbito do ensino superior”.

O candidato socialista reforçou que, com estas medidas, o PS pretende “apoiar mais os nossos jovens, assegurar maior rendimento quando começam a trabalhar, mas apoiar mais as nossas famílias enquanto os seus jovens ainda estudam”.

“Com este conjunto de medidas, uma já executadas e outras para a próxima legislatura, podemos assegurar aos nossos jovens, que quando iniciarem o seu trabalho terão mais rendimento disponível e menos impostos. Mas também que, enquanto estudarem, tenham maior apoio nas despesas da educação e menos custos. A aposta dos Governos do PS na juventude tem por objetivo que mais jovens possam ter cada vez melhores qualificações e contribuir para desenvolver mais a nossa terra”, finalizou o candidato do PS à Assembleia da república, Sérgio Ávila.