Tornar Pré-Escolar Gratuito é nova meta do Partido Socialista

PS Açores - 29 de fevereiro

Os candidatos socialistas estiveram esta tarde no Centro de Apoio à Criança, na Santa Casa da Misericórdia da Madalena, no Pico, onde reforçaram a importância de apoiar as famílias, nomeadamente na vertente da educação dos seus filhos.

 

“Quando nós visitamos uma creche, um Jardim de Infância, sabemos que isso pesa no orçamento familiar. Foi por isso que aumentamos o o abono de família, as deduções em sede de IRS e tornamos as creches gratuitas.”, declara Francisco César, enumerando algumas das medidas tomadas nos últimos anos pelo Governo da República, tendo sido introduzidas verbas para que fossem também aplicadas em pleno na Região Autónoma dos Açores.

 

A gratuitidade das creches foi um primeiro passo, mas o Partido Socialista quer agora dar continuidade a esta missão. “Temos uma ambição maior de tornar todo o pré-escolar gratuito. Queremos que todas as famílias tenham a oportunidade de poder ter filhos e de isso não constituir um encargo no seu orçamento familiar.”, declara o cabeça de lista pelo círculo eleitoral dos Açores.

 

O Partido Socialista assume também o compromisso de continuar a aumentar as deduções em sede de IRS e o abono de família, atualizando os escalões ao nível da inflação, de forma a ser mais abrangente. Também com o objetivo de alcançar mais jovens e dar-lhes mais estabilidade inclusive para, caso o desejem, constituir família, o PS quer alterar o teto máximo já instaurado programa Porta 65. Com as novas regras, prevêem chegar a pelo menos o triplo dos jovens sem capacidade para aceder ao arrendamento.

 

“Este é um objetivo de emancipação das famílias, de as apoiar naquilo que mais precisam.”, declara Francisco César, sublinhando que a melhor forma de fixar as pessoas no território é dar-lhes condições para terem uma vida digna.

 

Num dia marcado pela visita a diversas instituições no Pico em vários setores, entre eles o turismo, o candidato louvou ainda uma outra conquista do Governo da República com impacto direto no desenvolvimento da Região, referindo-se às obrigações de serviço público. As ligações aéreas entre o Continente e a Ilha do Faial, do Pico e de Santa Maria já estão anunciadas e os socialistas esperam que entrem em vigor ainda antes do dia 10 de março.