Governo Regional não está a fazer tudo o que pode para ajudar famílias e empresas

PS Açores - 17 de março, 2023

Patrícia Miranda alertou, esta sexta-feira, que o Governo Regional dos Açores “não está a fazer tudo o que pode e está ao seu alcance para combater a crise inflacionista que atravessamos e para ajudar as famílias e as empresas Açorianas”.

A deputada do PS falava esta sexta-feira, à saída de uma visita do Grupo Parlamentar do PS à Queijaria São Miguel, uma empresa dedicada à produção de queijo, um bem essencial na mesa das famílias Açorianas.

Patrícia Miranda frisou que esta empresa, como tantas outras, “tem sentido na pele” as dificuldades com o aumento dos custos de produção, nomeadamente “energia, salários, o aumento das taxas de juro”, o que, tudo somado, acaba por se refletir num aumento do preço ao consumidor.

A parlamentar socialista recordou os dados do mais recente barómetro anual da DECO/Proteste, que revelaram que os Açores são “a segunda região do país que mais sofreu com a diminuição do poder de compra”

“Esta é uma preocupação que o PS tem vindo a alertar desde há largos meses, para a necessidade de implementar medidas urgentes e rápidas, que sejam capazes de fazer mitigar este aumento de despesa no bolso das nossas famílias, ao mesmo tempo que se procura garantir a sustentabilidade das nossas empresas, para que continuem a poder gerar emprego e riqueza”, salientou.

Patrícia Miranda lamentou que, ao invés de se preocupar com os Açores e os Açorianos, o Governo da coligação ande “distraído, perdido em lutas internas e demasiado preocupado com outras questões que não o apoio direto às famílias Açorianas”.

“O que precisávamos nesta fase delicada que atravessamos, era de um Governo que apoiasse os nossos produtores, apoiasse as nossas empresas, não que lhes voltasse costas ou que implementasse medidas com critérios tão apertados, que se tornam quase inacessíveis aos Açorianos. É preciso agir, já e de forma eficaz”, sublinhou Patrícia Miranda.

Desde novembro de 2021, que o PS/Açores tem vindo a alertar para a necessidade de serem criadas medidas de apoio às famílias e às empresas dos Açores, de modo a poderem ultrapassar, com apoios públicos, estes tempos difíceis que conjugam efeitos da pandemia COVID-19, da guerra na Ucrânia, da escassez de determinados bens e da espiral inflacionista internacional.

O PS apresentou, na discussão do Plano e Orçamento para este ano, a criação de um Plano de Emergência Social e Económica que, entre várias outras medidas, previa compensar as famílias pelos aumentos dos juros dos créditos à habitação e melhorar os salários dos trabalhadores Açorianos, um Plano chumbado pelo PSD, CDS/PP, PPM, IL, Chega e PAN.