Vasco Cordeiro apela a uma ação urgente do Governo para apoiar as famílias Açorianas

PS Açores - 30 de janeiro, 2023

Vasco Cordeiro defendeu, esta segunda-feira, a “necessidade urgente” do Governo Regional agir para ajudar as famílias Açorianas a fazer face à crise que atravessamos, salientando que “a Região tem de tomar medidas”, porque “a degradação da situação social nos Açores não pode continuar perante a passividade do Governo Regional”.

O Presidente do PS/Açores e líder parlamentar do PS falava à saída de uma reunião com a Direção do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Oliveira, em Ponta Delgada.

“Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram que a Região está a atravessar uma degradação da situação social e um aumento de situações de necessidade de apoio. A taxa de risco de pobreza e das desigualdades cresceu nos Açores em 2021 e a Região inverteu o caminho que vinha a fazer da redução dos números da pobreza e da desigualdade, até 2020”, apontou.

Vasco Cordeiro avançou com quatro soluções para mudar o rumo da situação, nomeadamente, ao nível do aconselhamento para fazer face a situações de sobre endividamento das famílias, do apoio alimentar, do apoio ao crédito à habitação e da reformulação dos próprios programas de habitação da Região.

“É preciso reforçar os mecanismos de apoio às famílias que estejam numa situação de sobre endividamento, uma situação que resulta muitas vezes do aumento das taxas de juro do crédito à habitação, uma variante que não depende do controlo das famílias. É necessário que, à semelhança do que aconteceu no passado, haja um reforço dos mecanismos que podem ajudar essas famílias a ultrapassar essa situação”, salientou o líder parlamentar do PS.

O líder dos socialistas Açorianos defendeu a “urgência de implementar medidas que ajudem as famílias com crédito à habitação”.

Vasco Cordeiro destacou ainda, como prioridade, a “criação de um apoio de emergência na ajuda alimentar às famílias em situação de maior fragilidade” e mesmo aquelas que, “não correspondendo ao perfil típico das famílias carenciadas, precisam neste momento de uma ajuda a esse nível”.

Outra necessidade urgente para o Presidente do PS/Açores é a “reformulação dos programas de apoio à habitação da Região”, para “adaptá-los a uma nova realidade”, uma medida que “pode ajudar os jovens casais a terem condições de acesso à habitação”.

“O aumento do custo de vida e das taxas de juro são circunstâncias que vêm de fora e que a Região não tem a capacidade de alterar. Mas a Região, o Governo Regional, tem a capacidade de criar medidas e soluções para ajudar as famílias a lidar com o efeito destas situações”, salientou.

“O PS/Açores já apresentou várias soluções. Podem ser essas ou podem ser outras. Mas há um dado que nos parece cada vez mais gritante e que se mete pelos olhos dentro: é que é preciso tomar medidas de forma urgente”, finalizou Vasco Cordeiro.