Lubélio Mendonça questiona Governo Regional sobre falta de certificação do avião DashQ-200

PS Açores - 23 de janeiro, 2023

O deputado do PS Açores eleito pela ilha do Corvo, Lubélio Mendonça, questionou esta sexta-feira o Governo Regional sobre o processo de certificação do avião DashQ-200 “de modo que o mesmo possa operar na pista do aeródromo da ilha do Corvo com as melhorias introduzidas ainda pelo anterior Governo do PS”.

Lubélio Mendonça recorda que durante os últimos anos foram realizadas “importantes obras” pelos executivos do PS Açores na pista do aeródromo do Corvo, tais como “a repavimentação da pista de forma a atingir os valores regulamentares, a pintura de sinalização horizontal, a aplicação de grooving para permitir a utilização da pista em dias de chuva, sem impactos negativos na segurança operacional e a realização de ensaios dos pavimentos e de caracterização superficial da pista”.

Após estas intervenções, no valor de mais de dois milhões de euros, consideradas “fundamentais para a satisfação das necessidades dos utilizadores do transporte aéreo”, seguia-se o processo de certificação do avião DashQ-200.

Lubélio Mendonça refere que sem esta certificação, compete ao comandante da aeronave a decisão da realização da operação, quando se verifica a condição de pista molhada, “uma vez que não estão cumpridas todas a regras internacionais exigidas para a realização da operação”.

“No arquipélago dos Açores em quase todas as estações se verificam condições de precipitação, o que condiciona em muito a acessibilidade ao Corvo, em especial no inverno, em que não se realizam voos em todos os dias da semana”, considera.

O deputado revela ser por esse mesmo motivo que se têm verificado cancelamentos e atrasos da única aeronave que realiza a operação de e para a ilha do Corvo, sendo o último caso registado o do passado dia 13 de janeiro.

Em requerimento entregue na Assembleia Regional dos Açores, Lubélio Mendonça quer assim saber, junto do Governo Regional, qual o motivo pelo qual a SATA ainda não procedeu à certificação da aeronave DashQ-200 que realiza a operação na ilha do Corvo, que orientações o Governo Regional transmitiu, enquanto acionista maioritário, para que essa situação se garanta em serviço dos Corvinos e qual a data prevista para que tal certificação se concretize.