Deputado do PS destaca consecutivo investimento na NAV em Santa Maria

PS Açores - 4 de janeiro, 2023

O deputado do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República, Francisco César, destacou, esta quarta-feira, a NAV Portugal como uma das empresas mais importantes da ilha de Santa Maria, para congratular-se, a esse respeito, com o consecutivo investimento que tem vindo a ser realizado ao longo dos últimos anos nesta importante infraestrutura.

Para o vice-presidente do GPPS, que intervinha na audição parlamentar à administração da NAV, “foi fruto do consecutivo investimento da NAV e da opção política tomada pelo Governo de então, da responsabilidade do Partido Socialista, que se decidiu instalar na ilha de Santa Maria o Centro de Controlo Oceânico”.

Assim, e destacando “o investimento superior a 70 milhões de euros que foi feito ao longo dos últimos dez anos”, mas, também, “os mais de 25 milhões que se prevê investir ao longo dos próximos anos”, o parlamentar referiu, igualmente, ter tomado conhecimento aquando da sua visita às instalações da NAV, da intenção de “se fazer uma modernização das antenas, de se instalarem sistemas digitais e de se poder alargar esses mesmos sistemas a outros aeroportos da Região”.

A este propósito, e no decurso da audição ao administrador da NAV, Francisco César questionou quanto à substituição das antenas e modernização do sistema, perguntando, para esse efeito, “se acontecerá antes da vinda à Região do avião que faz a certificação”. Na ocasião, Francisco César, perguntou ainda “o que pode ser feito ao nível da digitalização e de investimentos de modernização da aproximação”.

Salientando que o problema da ilha de Santa Maria não está relacionado com as antenas de ILS, Francisco César condenou o encerramento, por parte da ANA, do aeroporto da ilha a partir das 21h30 e até às 06h00, numa ação que penaliza a ilha e deixa a Região sem aeroporto alternante a partir desta hora.

“Por exemplo, um avião quando sai da Madeira para São Miguel tem sempre dois aeroportos alternantes, o primeiro costuma a ser Santa Maria, o segundo a Terceira. Se por acaso um destes estiver condicionado pode sempre ir para outro, mas, se por acaso, o aeroporto estiver fechado, a probabilidade de penalização ou de cancelamento desse voo será muito maior pelo facto de Santa Maria não estar aberto”, defendeu o deputado do PS/Açores à Assembleia da República, Francisco César.