Partido Socialista Açores saúda avanço no investimento urgente de substituição dos cabos submarinos que ligam o continente aos Açores e Madeira

PS Açores - 16 de dezembro, 2022

O Partido Socialista Açores saúda os avanços no projeto de substituição do sistema de cabos submarinos que liga o Continente aos Açores e à Madeira - Anel CAM, cujo procedimento de contratação pública de consulta prévia foi lançado esta semana.

Para Berto Messias, “trata-se de um avanço significativo num investimento do Governo da República estruturante para o futuro da nossa Região”.

“A transferência de 36 Milhões de euros, do leilão 5G, para financiar a substituição dos cabos submarinos já em 2023 é uma excelente noticia e o cumprimento de um compromisso político do Governo da República que renova a ligação de fibra-óptica à Região e que, desta forma, garante que não existirão constrangimentos no futuro sobre este importantíssimo instrumento para a coesão territorial no nosso País, dentro da nossa Região, para a nossa vida colectiva e para a nossa economia”, refere Berto Messias, Vice-Presidente do PS Açores.

Segundo Berto Messias, “prevê-se que possam ser utilizados até cem milhões de euros das receitas do leilão de 5G da ANACOM para financiar esta empreitada, esperando-se que tudo corra normalmente e que em 2023 este processo avance com celeridade”.

“Falar da substituição dos cabos submarinos é falar da garantia de reforçar e melhorar as condições dos Açores no que se refere a comunicações, a novas redes digitais e tecnológicas que, como se sabe, têm hoje uma grande importância para a vida de todos nós, seja pessoal, seja empresarial, seja social ou económica. Esta opção do Governo da República é, assim, um passo determinante para robustecer o futuro da nossa economia e da nossa afirmação enquanto Região, nas suas diversas vertentes”, defende Berto Messias.