Tiago Lopes: Nos Açores a Saúde está doente

PS Açores - 15 de dezembro, 2022

Tiago Lopes manifestou, esta quinta-feira, na cidade da Horta, a sua preocupação pela constatação de que “nos Açores, a Saúde está doente”.

O deputado socialista falava no Parlamento dos Açores, no âmbito de uma declaração política sobre a Saúde.

Tiago Lopes reiterou que os “sinais de degradação do Serviço Regional de Saúde (SRS) são preocupantes”, potenciados pela “irresponsabilidade e incapacidade deste Governo Regional”.

O parlamentar do PS lembrou que este Governo “prometeu tudo a todos” mas, na prática, “no Plano e Orçamento para 2023, reduziu drasticamente a verba para as Unidades de Saúde, impossibilitando-as de poderem cumprir com as suas responsabilidades”.

Sobre toda a polémica gerada em torno do funcionamento do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, Tiago Lopes criticou o Secretário Regional da Saúde, Clélio Meneses, por este se ter “eclipsado”, justamente quando aquela unidade hospitalar “mais precisava de quem tutela a pasta”.

“No meio de toda esta confusão, Clélio Meneses não disse absolutamente nada, nem ninguém o viu”, apontou.

Tiago Lopes lembrou que “já tinha desafiado o Secretário Regional da Saúde a ir ao HDES para reunir com os médicos” logo no início deste ano, na sequência de notícias de mal-estar naquela unidade hospitalar, lamentando que este “tenha deixado arrastar a situação do maior hospital da Região para a aquilo que estamos a viver hoje”.

O deputado do PS realçou que este Governo “age atabalhoadamente, colocando tudo e todos em causa, particularmente a confiança e a segurança dos Açorianos no seu próprio Serviço Regional de Saúde”, acusando o Executivo de se “concentrar permanentemente no passado, para evitar falar do presente e fugir a falar sobre o futuro”.

Tiago Lopes acusou o Governo Regional de ser “incapaz de resolver os problemas que ele próprio criou” e “incapaz de dialogar”, lembrando que o Presidente do Governo desmarcou uma reunião com a Ordem dos Médicos num momento em que era preciso negociar alguma paz social e recordando que o Governo se tem recusado a reunir com a ISOPOR, a empresa que está responsável pelos tratamentos de medicina nuclear no HSEIT, mesmo após notícias da avaria do equipamento há várias semanas.

Outro problema, apontou o socialista, é a “postura sectária e arrogante perante todos aqueles que o confrontam com a realidade”, seja “o PS, os profissionais de saúde, os órgãos de comunicação social, os parceiros sociais ou qualquer outra entidade que ouse evidenciar aquilo que verdadeiramente se passa no SRS”.

“Ninguém pode falar, ninguém pode opinar, porque este Governo acha que vivemos num mundo maravilhoso no que toca à Saúde na Região. Mas a verdade é que, nos Açores, a Saúde está doente”, finalizou o deputado socialista, Tiago Lopes.