Visita estatutária do Governo à ilha do Corvo serviu somente para cumprir calendário

PS Açores - 12 de dezembro, 2022

O Partido Socialista do Corvo lamenta que a mais recente visita estatutária do Governo Regional à ilha tenha servido, apenas, para cumprir calendário, limitando-se, o executivo, a referenciar projetos já apresentados em anteriores anos e com início dos mesmos anunciados por variadas vezes.

A este propósito, o secretário coordenador do PS/Corvo relembra investimentos apresentados como a ampliação do quartel de bombeiros, “sem que o executivo tenha, pelo menos, reunido com a direção desta associação de Bombeiros Voluntários da Ilha do Corvo”, mas, também, projetos como o Miradouro do Caldeirão, apresentado em 2020 pelo anterior Governo, e cuja execução não avançou, foi novamente apresentado.

Para Lubélio Mendonça, ficou ainda demonstrada “a incapacidade do Governo na apresentação de soluções concretas para os problemas reais da ilha”, designadamente ao nível da quantidade de resíduos depositados no Centro de Processamento e no seu total abandono, enquanto na área da mobilidade elétrica salienta que, até ao momento, “nada foi feito para que venha a ser reduzido o recurso a combustíveis fósseis”.

Na área da Saúde, e relativamente à prestação de cuidados na ilha, considera lamentável que os Corvinos continuem sem resposta às suas reclamações, destacando, nesse sentido, “a ausência do Sr. Secretário da Saúde e Desporto nesta visita estatutária para prestar estas mesmas explicações, optando o Governo por falar em obras no edifício e em equipamentos, quando questionado sobre esta matéria, numa tentativa clara de desviar atenções do problema real”.

Mas, a esse respeito, o socialista relembrar ter sido com o Governo Regional do PS que se procedeu, no Centro de Saúde do Corvo, “à colocação de um médico dentista permanente e realizadas as obras necessárias para a criação de um consultório de medicina dentária e respetivo equipamento, que se investiu cerca de 70 mil euros para a criação de um ginásio de fisioterapia, se procedeu à colocação de uma fisioterapeuta, e se fez melhorias da zona de receção e acessos, mas que se investiu, também, na ordem dos 330 mil euros em equipamentos e obras de beneficiação”.

Para o PS/Corvo, a visita do Governo à ilha não trouxe nada de novo, também, ao nível das preocupações apresentadas na reunião do Conselho de Ilha e que dizem respeito quer à certificação do avião Dash Q200 que, para complementar as obras efetuadas pelo anterior executivo na pista da aerogare de valor superior a dois milhões de euros, por falta dela quando se verifica precipitação não pode efetuar a operação, quer relativamente à razão pela qual a lancha Ariel continua com avarias e sem realizar operação desde o passado mês de agosto.

“Durante esta reunião o Governo tentou, isso sim, iludir os Corvinos com a apresentação de números relativos ao aumento de voos, do transporte de carga e até de dormidas, fazendo, lamentavelmente, uma comparação entre 2020 e os últimos dois anos, como se não fosse do conhecimento de todos as dificuldades sentidas em 2020 devido à pandemia”, referiu.

Para o secretário coordenador do PS/Corvo há ainda a lamentar que durante a reunião do Conselho de Ilha, e quando questionado quanto à falta de calendarização das viagens do navio Thor, o Governo tenha optado por facultar o endereço de correio eletrónico da empresa responsável pela gestão de cargas, em vez de esclarecer devidamente a situação.

“Este Governo, nos últimos dois anos, tem vindo a prometer milhões para a ilha do Corvo, mas, no fundo, a única coisa que fez foi um investimento público no valor de 79 mil euros na repavimentação de um caminho agrícola e na construção de um reservatório de água para o gado”.

Por tudo isto, Lubélio Mendonça lamenta que a visita estatutária do Governo não tenha contribuído para o desenvolvimento da ilha e para a resolução dos reais problemas identificados pela população. “Esta foi uma escapadinha de fim-de-semana à ilha que não trouxe nada de novo, nem resolve os problemas existentes”.