Nota de pesar pelo falecimento de José Humberto Chaves

PS Açores - 21 de setembro, 2022

O Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, manifestou a sua profunda consternação e sentido pesar pelo falecimento de José Humberto Chaves.

“Foi um cidadão e político que se afirmou, e afirmou a sua ilha de Santa Maria, pela sua incansável dedicação, pelo seu permanente empenho e pela sua grande capacidade de realização, aliados a um elevado sentido de dever e profundo compromisso com a sua ilha e com os Açores”, referiu Vasco Cordeiro, a propósito do falecimento de José Humberto Chaves.

“Santa Maria perde um dos incansáveis lutadores pelo seu progresso e pelo seu desenvolvimento, cujo empenho político, mas também cívico, o qual foi bem para além do exercício de cargos políticos, se manteve até hoje.

“Nesta hora de luto, quero, em meu nome pessoal, e no nome do PS/Açores, endereçar à sua família, aos seus amigos, bem como a todas as organizações que contavam com a colaboração e o empenho de José Humberto Chaves, as nossas sentidas condolências e a expressão do nosso pesar”, disse Vasco Cordeiro.

José Humberto Chaves foi, desde a fundação do Partido Socialista, um destacado militante, tendo-se distinguido por uma postura de permanente defesa da ilha de Santa Maria.

São disso exemplo as suas assertivas posturas contra a mudança da placa aérea giratória de Santa Maria para outras paragens ou a defesa da fixação da NAV em Santa Maria.

José Humberto Chaves foi Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto entre 1982 e 1993.

Foi Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) entre 1990 e 1991.

Foi deputado regional, eleito pelo Círculo Eleitoral de Santa Maria, à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na V, VI e VII Legislaturas.

Foi Presidente do Círculo Amigos de São Lourenço.

Foi durante largos anos provedor da Santa da Misericórdia de Vila do Porto, onde prestou um contributo inestimável na recuperação do antigo hospital de Santa Maria e na criação de valências de apoio aos mais novos, aos idosos e às pessoas com deficiência.