PS avança com proposta para elevação da freguesia de São Mateus a vila

PS Açores - 10 de setembro, 2022

Francisco Coelho avançou esta sexta-feira, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a disponibilidade do PS para avançar com uma proposta legislativa que vise a elevação da freguesia de São Mateus da Calheta, na ilha Terceira, a vila.

O deputado do PS falava no debate da petição com esse mesmo objetivo, subscrita por mais de 300 peticionários.
Francisco Coelho saudou os peticionários, realçando que “com o seu ato de cidadania, se dirigiram ao sítio certo”, anunciando a disponibilidade do Partido Socialista em avançar com esta proposta legislativa e desafiando os restantes partidos a “contribuírem para o desenho de uma proposta comum, em unanimidade”.

O parlamentar do PS esclareceu que esta é “uma competência deste parlamento, consagrada ao nível Constitucional e de lei habilitante da Assembleia da República”, frisando que a freguesia de São Mateus da Calheta, na ilha Terceira, cumpre todos os requisitos que constam da lei para a sua elevação a vila.

“São Mateus é uma freguesia muito marcante do concelho de Angra do Heroísmo, da ilha Terceira e dos Açores, designadamente ao nível do mar e das pescas. Tem uma importante comunidade piscatória, mas é também uma freguesia da terra e da agricultura. É uma freguesia com importância significativa ao nível demográfico e a pretensão dos fregueses de São Mateus da Calheta é absolutamente razoável, motivos pelos quais o PS está disposto a dar-lhe seguimento”, finalizou o deputado do PS eleito pela ilha Terceira, Francisco Coelho.