PS/Terceira critica alteração no Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo

PS Açores - 1 de setembro, 2022

O Secretariado de Ilha do Partido Socialista da Ilha Terceira critica a alteração no Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo, lamentando profundamente que a Secretaria da Educação tenha ordenado a “demissão” da sua Coordenadora, Prof. Ana Lúcia Almeida, ao inviabilizar, contra a vontade desta, a continuidade da sua requisição neste Museu.

Ao longo dos últimos 14 anos, o Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo somou todo um conjunto assinalável de distinções que, progressivamente, foram reconhecendo o mérito das suas atividades e, sobretudo, a relevância pedagógica das mesmas naquele que tem sido um contributo assinalável para a educação de várias gerações de jovens terceirenses, sucesso ao qual não será, seguramente, alheia a empenhada dedicação, assinalável competência e elevada capacidade de coordenação da sua coordenadora que agora cessa funções neste serviço.

O Governo dos Açores, por meio dos partidos da coligação PSD/CDS/PPM, presta assim, em mais um domínio, um péssimo serviço à ilha Terceira e à educação dos terceirenses.

Em boa verdade, este tem demonstrado, por diversas vezes, ser um Governo sem estratégia, capacidade reformista ou de inovação, todavia, nunca será demais lamentar a sua apetência para a destruição ou saneamento de bons projetos e práticas com provas dadas ao nível da sua eficiência.

Para além disto, esta atitude demonstra, acima de tudo, por parte do Governo dos Açores, sobretudo dos seus responsáveis pela Educação, uma visão completamente limitada e desenquadrada no tempo de como se deve educar e dos métodos pedagógicos mais adequados ao sucesso das aprendizagens. Lamentavelmente verifica-se, também, uma total insensibilidade para a relevância do papel da Educação Não Formal (ENF) no domínio educativo.

Não é tarde para corrigir este erro, razão pela qual o PS/Terceira apela ao Governo dos Açores, através da Secretaria da Educação, que reconsidere e mantenha a titular da coordenação do serviço em causa.