PS/Corvo condena estado de abandono da Unidade de Saúde da ilha

PS Açores - 31 de agosto, 2022

O Partido Socialista da ilha do Corvo condenou esta terça-feira o total estado de abandono a que este Governo de coligação conduziu a Unidade de Saúde da ilha, solicitando, nesse sentido, a necessária e urgente adoção de medidas que possam impedir os constrangimentos que têm vindo a ser verificados.

Para o secretário coordenador do PS/Corvo, Lubélio Mendonça, esta é uma situação que se arrasta desde o mês de junho, altura em que pela exoneração do médico e Delegado de Saúde residente na ilha, a prestação dos cuidados de saúde no Corvo começou a ficar manifestamente fragilizada.

“O secretário regional da Saúde defendeu, em junho, a necessidade de se colocar mais um médico no Centro de Saúde do Corvo, justificando com a possibilidade de os Corvinos poderem ter uma segunda opinião, mas, também, para precaver a assistência à população, caso se verificasse algum contratempo com o médico aqui residente. Ora, o que verificamos é que para além de um par de semanas em que os Corvinos tiveram direito a dois médicos, continuamos agora apenas com um”, assegurou Lubélio Mendonça.

Relembrando que a sua saída da ilha ocorreu contra a vontade dos Corvinos, e que não ocorreu como havia sido afirmado pelo secretário regional da Saúde, de que o médico continuaria a prestar serviços como médico de família, apesar da sua exoneração do Conselho de Administração da USIC, o socialista manifesta não ser compreensível que “o médico que antes era considerado um problema e uma pessoa impossível de se trabalhar, seja depois anunciado pelo próprio Presidente do Governo como a cura para todos os problemas de saúde na ilha de São Jorge”.

Denunciando, assim, o mau funcionamento daquela Unidade de Saúde, na ilha do Corvo, Lubélio Mendonça refere ainda que além “das sistemáticas saídas da ilha por parte do agora nomeado Delegado de Saúde”, a situação é agravada pela falta de membros do Conselho de Administração da Unidade de Saúde que, não estando atualmente presentes na ilha, “leva a que o Centro de Saúde não possa funcionar em pleno”.

“A saúde dos habitantes da ilha do Corvo está entregue à sua sorte”, considerou o secretário coordenador do PS/Corvo, para repudiar o facto de o Governo Regional ter deixado a ilha “com apenas um médico, escolhido à medida, e que não satisfaz as reais necessidades dos Corvinos.

Por tudo isto, o Secretariado de Ilha do PS/Corvo exige que sejam tomadas medidas urgentes, por parte do Governo Regional, para corrigir todas essas situações verificadas na Unidade de Saúde, por considerarem que “os Corvinos merecem mais respeito” e precisam, sobretudo, “de um serviço de Saúde digno, que esteja a funcionar em pleno”.