Comunicado: O Secretário da Saúde tem de resolver o que se passa na Graciosa

PS Açores - 9 de junho, 2022

Na sessão de perguntas ao Governo Regional com resposta oral na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, ocorrida no passado dia 10 de maio, os deputados José Ávila e Manuel José Ramos desafiaram o Secretário Regional da Saúde e Desporto a deslocar-se à Graciosa para tomar conhecimento do que se passa neste importante setor.

Perante o que parece ser o agravamento da prestação daquele serviço, o Secretariado do PS Graciosa vem, através deste comunicado, reiterar a necessidade urgente do Secretário Regional da Saúde e Desporto programar uma visita de trabalho à Graciosa para perceber o que se está a passar e tratar de arranjar soluções efetivas na prestação de cuidados de saúde à população, nomeadamente na regularização das listas de espera, que estão a atingir níveis preocupantes, sem se conhecer uma justificação plausível.

Outro fator que tem causado grande insatisfação, perfeitamente compreensível, é a constante rotação de médicos. Esta realidade provoca nos utentes, nomeadamente nos mais idosos e com comorbilidades, grande apreensão e desconfiança para além de significar a deterioração do serviço regional de saúde.

Assim, o Secretariado do Partido Socialista, ciente da importância da prestação de cuidados de saúde à população, insta, de novo, o governante responsável pela saúde a visitar a Graciosa, ouvir a população e não apenas aqueles que lhe dizem o que quer ouvir, procurar meios para solucionar de vez as listas de espera e a depauperação dos cuidados de saúde, ao invés de acenar com números falaciosos com que gosta de anunciar os seus feitos.